Título: Ex-ministro vive maldição do `feitiço do tempo¿
Autor: Vera Rosa
Fonte: O Estado de São Paulo, 30/10/2005, Nacional, p. A8

A incessante batalha jurídica travada pelo deputado José Dirceu (PT-SP) para não perder o mandato faz com que sua saga seja comparada no Congresso ao filme Feitiço do Tempo, no qual o mesmo dia se repete inúmeras vezes para o personagem principal. Dirceu vive essa maldição, mas espera que o final de sua história, desta vez, seja diferente. Amanhã, por exemplo, ele assistirá ao deputado Júlio Delgado (PSB-MG) ler novamente o relatório pedindo sua cassação, obrigado pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Ângela Guadagnin (PT-SP), sua aliada, mais uma vez gritará ¿ ¿Pela ordem, presidente!¿ ¿ e solicitará ¿vista¿ para analisar o texto, na mesma manobra regimental. E, de novo, terá prazo de duas sessões para verificar o parecer. Depois, outra vez, os deputados votarão o relatório. Resta saber se o resultado será o mesmo 13 a 1 de quinta-feira.

Na tarefa de arregimentar apoios, Dirceu conta com a ajuda do colega Virgílio Guimarães (PT-MG), que tem bom trânsito no baixo clero da Câmara. Por causa dos atrasos provocados por seus recursos, o ex-ministro só deverá ser julgado pelo plenário no fim de novembro. São necessários 257 votos ¿ de um total de 513 deputados ¿ para cassar o seu mandato.

A contabilidade do gabinete de Dirceu indica que, desde o início de seu calvário, há 144 dias, ele conquistou 40 votos. Mostra, ainda, que cem deputados integram a ¿bancada dos ressentidos¿ com ele por causa de sua passagem pela Casa Civil, quando deixou vários parlamentares com o ¿pires na mão¿. No diagnóstico do exército de Brancaleone comandado por Dirceu, metade desse grupo ainda pode mudar de opinião.

¿Acho isso muito difícil¿, avalia o deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP), da CPI dos Correios. ¿Dirceu está assumindo sozinho uma responsabilidade que é do governo Lula e, com esse gesto, também vai pagar sozinho¿, constata. ¿Três anos depois, o comandante da vitória do presidente Lula foi abandonado. A não ser que dê nomes, será o único culpado.¿

O ex-guerrilheiro Dirceu sabe disso. Na prática, trabalha agora para reduzir o número de votos que hoje aponta para uma derrota acachapante.