Título: No gabinete presidencial, cinco imagens de santos
Autor: Tânia Monteiro e Leonencio Nossa
Fonte: O Estado de São Paulo, 30/10/2005, Nacional, p. A8

BRASÍLIA - A reforma do gabinete presidencial sugere que a crise política deixou Luiz Inácio Lula da Silva mais místico. Cinco imagens de santos decoram desde o início da semana a sala usada por ele no terceiro andar do Palácio do Planalto. Numa mesa antiga atrás da cadeira de couro usada pelo presidente foi colocada uma estátua de barro de São Francisco, com dois pombos. O nome do santo foi muito invocado no mês de outubro no Planalto. É que o bispo de Barra, na Bahia, Luiz Flávio Cappio, fez uma greve de fome de 11 dias, em Cabrobó, sertão pernambucano, contra o projeto do governo de transposição das águas do Rio São Francisco. A 4 de outubro, dia do santo, uma manifestação de entidades religiosas foi realizada diante do palácio, em apoio a d. Luiz. Naquele momento Lula recebia o presidente de Cabo Verde, Pedro Pires. Uma estátua do santo protetor dos animais foi erguida pelos manifestantes. A greve de fome do religioso, embora tenha sido contra o governo, ajudou a esfriar um pouco a crise política.

Desde então, Lula começou a expor, em locais de trabalho, as imagens que ganha de simpatizantes nas cidades por onde passa. Estão na mesma mesa onde foram colocadas a estátua de São Francisco, uma Sant¿Ana com Maria menina, uma Nossa Senhora bizantina e uma minúscula escultura da Virgem em madeira.

Um Jesus crucificado, do século 18, completa a coleção do gabinete presidencial ¿ mas essa peça já estava lá antes da crise que derrubou dois poderosos ministros, José Dirceu e Luiz Gushiken, e reduziu a diferença entre o presidente e seus rivais na disputa de 2006.

Na mesma mesa, ao lado das imagens de Nossa Senhora e São Francisco, estão um busto e uma pequena estátua do presidente, um Dom Quixote e a escultura de uma família africana. No mês passado, numa viagem a Maceió, Lula ganhou de um padre alagoano uma imagem de Nossa Senhora das Graças. Outra peça que chama a atenção dos visitantes é um quadro com a reprodução de dois artigos publicados pelo Estado em outubro de 1953: ¿Petrobrás e Volta Redonda¿ e ¿Racionamento de gasolina¿. Naquele mês foi aprovada a criação da Petrobrás.

[INTERTITULO]PROMESSA[/INTERTITULO]

Assim que veio à tona o escândalo do mensalão, Lula apareceu em público com um broche de Nossa Senhora Aparecida no paletó. À época, comentou-se que o presidente fez uma promessa para a padroeira do Brasil: ¿Se a crise acabar, minha santa...¿. Verdadeira ou não, a história não foi desmentida oficialmente.

Surgiram especulações, então, de que Lula teria prometido visitar o Santuário de Aparecida, em São Paulo. Ninguém no Planalto confirma se a promessa foi feita, realmente, e se o presidente garantiu que iria à basílica.

O principal assessor do presidente para assuntos religiosos não trabalha mais no Planalto ¿ frei Betto. O mais entendido em religião do círculo do poder, agora, é o chefe de Gabinete Pessoal da Presidência, Gilberto Carvalho. Amigo de Lula desde os tempos do sindicalismo, Carvalho já foi seminarista.

Lula colocou também atrás de sua mesa, para mostrar a alguns visitantes, vários vidros com sementes e óleos que poderão ser usados como fonte de energia limpa, um dos projetos mais gratos de seu governo nos últimos tempos: o do biodiesel. O presidente ganhou de presente um armário onde colocou vários tipos de óleo ¿ os de mamona, dendê e girassol, assim como as sementes destes, ao lado de sementes de soja e babaçu.