Título: Radicais querem reunir 10 mil em encontro paralelo
Autor: Denise Chrispim Marin
Fonte: O Estado de São Paulo, 30/10/2005, Nacional, p. A12

BUENOS AIRES - Os gritos de ¿Bush Fuera de Argentina!¿ ou ¿Bush go home!¿ (Bush vá para casa!) serão certamente os mais ouvidos, nos próximos dias, nas manifestações das ruas e praças de Mar del Plata, contra a presença, na cidade, do presidente dos Estados Unidos, George W. Bush. Ele, mais governantes e diplomatas de outros 33 países se reunirão na 4.ª Cúpula das Américas. Contra eles, os adversários do establishment político do Ocidente deverão juntar mais de 10 mil militantes ¿ um variado universo que junta partidos de esquerda, sindicatos, representantes de comunidades indígenas de todo o continente, grupos estudantis, militantes de movimentos de sem-terra e associações de desempregados. Para contestar a Cúpula, eles preparam uma reunião paralela, a 3ª Cúpula dos Povos, que decidiram denominar Anticúpula. Os dois conclaves estarão separados por menos de 30 quarteirões.

NO ESTÁDIO

Enquanto os chefes de Estado se reunirão no elegante Hotel Hermitage, os integrantes da cúpula alternativa se concentrarão no estádio coberto Juan B. Justo (nome de um dos fundadores do socialismo argentino).

Os integrantes da Anticúpula, cujo lema é ¿Construindo Alternativas¿, pretendem manifestar-se contra as negociações sobre a Área de Livre Comércio das Américas (Alca). Pretendem exigir, ainda, que os governos do continente tomem medidas urgentes para combater a fome e a pobreza. De quebra, aproveitarão a presença do presidente americano para pedir a imediata retirada das tropas dos EUA do Iraque.

O dia ¿anti-Bush¿ por excelência será a sexta-feira, quando será inaugurada a cúpula dos presidentes.

Além das marchas em Mar del Plata, estão programados protestos em todo o país. A Central dos Trabalhadores Argentinos (CTA), uma das duas centrais sindicais do país, convocou os argentinos para uma greve geral para a sexta-feira. E, como em todos os encontros desse tipo, realizados em outras capitais, uma intensa agenda de encontros culturais, debates e shows de música completarão o programa, em áreas próximas aos encontros políticos.

No encerramento dos protestos da sexta-feira, em Mar del Plata, discursará perante os manifestantes o único participante da Cúpula das Américas que estará também na Anticúpula: o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, que já avisou que repetirá, diante das platéias, seus ataques à Alca.

A Anticúpula é organizada pelo prêmio Nobel da Paz de 1981, o argentino Adolfo Pérez Esquivel. Para Esquivel, ¿o livre mercado que os Estados Unidos pregam não é nada além de um mero título, já que na realidade são os países poderosos os que controlam os preços e o desenvolvimento econômico¿.