Título: Aldo adia votação e dá fôlego a Dirceu
Autor: Denise Madueño e Luciana Nunes Leal
Fonte: O Estado de São Paulo, 02/11/2005, Nacional, p. A14

Com a decisão do presidente da Câmara, processo previsto para ser votado dia 9 agora só deve entrar na pauta do dia 23

Depois de usar manobras regimentais e recursos judiciais , o deputado José Dirceu (PT-SP) ganhou um fôlego de pelo menos 15 dias no processo de cassação do seu mandato. O presidente da Câmara, Aldo Rebelo (PC do B-SP), decidiu ontem que a punição a ele não será mais votada em plenário no dia 9 de novembro, como anunciara antes. Antes de Dirceu, serão votados os processos dos deputados Sandro Mabel (PL-GO) e Romeu Queiroz (PTB-MG). Pouco antes da decisão de Aldo, o plenário da Câmara tinha aprovado a prorrogação por 45 dias do prazo para a conclusão do processo contra o petista. O advogado de Dirceu, José Luís Oliveira Lima, anunciou que vai recorrer judicialmente contra a prorrogação do prazo.

A prorrogação, que não interessava a Dirceu, foi pedida pelo presidente do Conselho de Ética, Ricardo Izar (PTB-SP), para evitar que as manobras protelatórias impedissem o colegiado de concluir os trabalhos no prazo inicial - 8 de novembro. Aliados de Dirceu estavam contra a prorrogação porque contavam com o fim do prazo inicial de 90 dias para extinguir o processo. Dirceu quer ganhar tempo porque aposta no esfriamento do escândalo, na desmobilização da opinião pública e no convencimento dos deputados que decidirão seu destino.

CRITÉRIO

O critério usado por Aldo Rebelo para adiar a votação de Dirceu foi a ordem de conclusão dos processos no conselho. Pela nova cronologia, Dirceu, que seria o primeiro, passa a ser o terceiro. Ontem o conselho aprovou o parecer do processo de Mabel e amanhã votará o pedido de cassação de Queiroz. O processo de Dirceu só deverá ser concluído pelo conselho na sexta-feira.

A votação do processo de Mabel no plenário será dia 9 e é possível que o de Queiroz ocorra na mesma data. Como a semana seguinte tem um feriado na terça-feira, o processo contra Dirceu agora só deve entrar na pauta do dia 23. Todos as partidos defenderam a prorrogação do prazo pedido pelo conselho e a aprovação teve votação simbólica no plenário da Câmara. Com a decisão, o processo não tranca mais a pauta de votações a partir de terça-feira, quando completaria o prazo de 90 dias previsto para a conclusão dos processos de cassação.