Título: Senador insiste em investigar denúncia sobre doação das Farc
Autor: Luciana Nunes Leal
Fonte: O Estado de São Paulo, 31/10/2005, Nacional, p. A4

BRASÍLIA - Integrante da CPI dos Correios, o senador Álvaro Dias (PSDB-PR) foi um dos que defenderam a retomada da investigação sobre recursos externos na campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Dias quer ir além e apurar as denúncias de que o grupo guerrilheiro Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) doou US$ 5 milhões ao PT em 2002 - mesmo ano em que teria ocorrido o envio dos US$ 3 milhões pelo governo cubano. Em março deste ano, a revista Veja revelou investigação feita pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin) sobre a suposta colaboração das Farc ao PT, mas não foram encontradas provas do repasse.

Para Dias, porém, o caso não está encerrado. Ele não está convencido da versão da Abin. "Dois agentes fizeram relatórios sobre uma reunião, num sítio a 40 quilômetros de Brasília, e o dinheiro foi prometido. Em outro encontro, de novo em Brasília, foi comunicada a transferência do valor. O governo fez uma operação abafa do caso", comentou. "Tenho sido procurado por pessoas da área militar que falam em indícios dessa conexão internacional. É difícil provar, mas é preciso investigar."

A dúvida é sobre como retomar a apuração. "Temos que conversar com a oposição. Houve uma comissão no Congresso, mas não foi adiante. Vamos analisar se é o caso de requisitar os relatórios da Abin", sugere. O senador insiste, porém, na investigação sobre o "atentado à soberania nacional". Na época da denúncia, o governo e o PT, como agora, reagiram com indignação e negaram qualquer doação externa à campanha petista.