Título: Conselho decide amanhã se cassa Romeu Queiroz
Autor: Denise Madueño
Fonte: O Estado de São Paulo, 31/10/2005, Nacional, p. A6

BRASÍLIA - O Conselho de Ética da Câmara vota amanhã o pedido de cassação do primeiro dos 12 deputados que tiveram seus nomes associados diretamente a saques e a recebimento de dinheiro das contas do empresário Marcos Valério de Souza e que respondem a processo disciplinar na Câmara. Ao votar o pedido de cassação do Romeu Queiroz (PTB-MG), o conselho analisará também o uso de caixa 2 nas campanhas eleitorais. O resultado da votação servirá de parâmetro para os demais processos, mesmo que cada um deles tenha suas próprias características. Até agora, os processos analisados tratavam de acusações de envolvimento no suposto esquema de mensalão, mas não incluíam diretamente saques nas contas do empresário. Queiroz admitiu ter recebido dinheiro do PT e do PTB com a intermediação da agência SMPB, sem prestar contas à Justiça Eleitoral. Ele argumenta em sua defesa que teria sido mero intermediário na operação e que o dinheiro foi usado em campanhas do partido nas eleições municipais.

O parecer do relator do processo, deputado Josias Quintal (PSB-RJ), pede a cassação do mandato de Queiroz. "Vê-se que os fatos apontam para a responsabilidade do deputado no recebimento de recursos irregulares (R$ 350 mil), quando não ilícitos, obtendo assim vantagem indevida. Em outro trecho, o relator critica indiretamente o presidente Lula, que declarou ser caixa 2 uma prática usual no País. "Recentes declarações de integrantes do governo sugerindo ser a prática de caixa 2 'um mal menor' foram objeto de intensa reprovação pública. Cabe ao Congresso, portanto, corresponder a esse sentimento e tornar as medidas necessárias para erradicar tais práticas condenáveis."

MABEL

O conselho vai analisar, também amanhã, o processo contra o líder do PL na Câmara, Sandro Mabel (GO). O relator, Benedito de Lira (PP-AL), entrega o parecer hoje e, caso não haja pedido de vistas, a votação poderá ser amanhã mesmo. Contra Mabel pesa a acusação da deputada Raquel Teixeira (PSDB-GO) de tentativa de suborno para mudar de partido.