Título: Bush quer dar ânimo à sua administração
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 31/10/2005, Inetrnacional, p. A12

WASHINGTON - Após semanas de turbulência política, que culminaram no indiciamento de uma figura do alto escalão do governo, o presidente Bush tentará dar a seu segundo mandato um novo começo, indicando um novo nome conservador para a Suprema Corte e intensificando suas ações para cortar gastos governamentais, disseram funcionários da Casa Branca e outros republicanos. Ele, porém, parece não ver muita necessidade de uma limpeza por atacado que administrações anteriores tentaram em momentos de convulsão para reconstruir sua credibilidade.

A meta do governo, disseram as fontes, é garantir sua base dividida e desorientada, conseguir umas poucas vitórias no Senado e preparar o cenário para um volta mais fortalecida no próximo ano, depois de meses vivenciando um deslize e um revés após o outro.

Mas alguns partidários do governo reconheceram que é mais difícil sair de uma encrenca política do que entrar nela e, com a continuidade da investigação sobre o vazamento, soldados americanos morrendo no Iraque e o Partido Republicano dividido em relação a uma série de questões, a estratégia de Bush enfrenta desafios extraordinários.

Mesmo depois do indiciamento na sexta-feira de I. Lewis Libby Jr., o chefe de gabinete do vice-presidente Dick Cheney, Bush ainda não tem planos imediatos para trazer novas caras nem de despedir assessores do alto escalão, principalmente se seu principal consultor e subchefe de gabinete, Karl Rove, não for acusado.

Patrick J. Fitzgerald, o promotor responsável pelo caso do vazamento, deixou claro que a investigação continua.