Título: Fiscais agropecuários entram em greve no dia 7
Autor: Agnaldo Brito e Evandro Fadel
Fonte: O Estado de São Paulo, 02/11/2005, Economia & Negócios, p. B6

Os fiscais federais agropecuários anunciaram que vão entrar em greve a partir de segunda-feira. A paralisação, decidida em assembléia da semana passada, não tem data para acabar. A categoria é responsável pela fiscalização de zoonoses como a gripe aviária e a febre aftosa no território nacional. Além disso, encarrega-se do Serviço de Inspeção Federal (SIF), que certifica os produtos agropecuários que entram e saem do Brasil. Assim, uma paralisação prolongada da categoria tem potencial de prejudicar as exportações brasileiras.

Segundo a Associação Nacional dos Fiscais Federais Agropecuários (Anffa), há atualmente 4.500 profissionais trabalhando na área. Por decisão da assembléia, só os trabalham em áreas fundamentais como da febre aftosa e da gripe aviária trabalharão normalmente.

O diretor de comunicação da Anffa, Adriano da Silva Guahyba, espera 100% de adesão. "Tomo por base a greve que fizemos em 2002, que teve uma adesão quase total", explica. Os fiscais federais têm uma lista de reivindicações ao Ministério da Agricultura. Segundo Guahyba, a categoria protocolou 30 ofícios com os pedidos e a diretoria da Anffa só foi recebida uma vez para negociações.

A Anffa afirma que o governo jamais cumpriu o acordo que encerrou a greve de 2002. "Foi negociado que a gratificação dos funcionários da ativa seria estendida aos aposentados, mas isso não ocorreu", explica. Além disso, a categoria pede reestruturação do plano de carreira. "Temos uma das funções mais complexas e somos a carreira de Estado que tem pior remuneração."

A Anffa reivindica o fim do contingenciamento das verbas para defesa sanitária. A categoria também quer alertar para um projeto de lei que flexibiliza a inspeção sanitária, estendendo poderes do SIF para municípios e Estados. "Isso vai comprometer a qualidade dos produtos brasileiros e v ai ameaçar a saúde da população."