Título: Força-tarefa do Itamaraty tenta reverter embargos
Autor: Agnaldo Brito e Evandro Fadel
Fonte: O Estado de São Paulo, 02/11/2005, Economia & Negócios, p. B6

O Itamaraty criou uma "força-tarefa" para dar informações aos países que embargaram a carne brasileira, por causa do surgimento de focos da aftosa. A prioridade são os nove países que pararam de importar carne de todo o País, apesar de os focos estarem concentrados apenas em Mato Grosso do Sul. "Nossa experiência mostra que alguns países não têm uma percepção clara do problema ou da dimensão do Brasil", disse ao Estado o embaixador Pedro Luiz Carneiro de Mendonça, subsecretário-geral de Assuntos Econômicos e Tecnológicos do Ministério das Relações Exteriores. Ele é o supervisor da "força-tarefa", denominada Núcleo de Acompanhamento da Febre Aftosa (Nafa).

O objetivo do Nafa é convencer África do Sul, Chile, Colômbia, Cuba, Indonésia, Israel, Namíbia, Peru e Uruguai a limitarem seus embargos à carne de Mato Grosso do Sul, e não à dos demais Estados brasileiros, como eles fizeram. "Estamos fazendo gestões nas capitais desses países", informou o embaixador Piragibe dos Santos Tarrago, diretor do Departamento Econômico do Itamaraty. O pedido do Brasil tem como base as normas da Organização de Saúde Animal e da Organização Mundial do Comércio (OMC).

O caso mais drástico é o da Indonésia, que suspendeu não só a compra de carnes mas também a de outros produtos, como soja e máquinas agrícolas. Ontem, Tarrago reuniu-se com o embaixador da Indonésia no Brasil, Pieter Tauryu Vau.