Título: Visanet diz que pagamento à agência foi ordem do banco
Autor: Eugênia Lopes
Fonte: O Estado de São Paulo, 04/11/2005, Nacional, p. A4

A Visanet respondeu com uma nota às acusações do relator da CPI dos Correios, Osmar Serraglio, na qual afirma que o Banco do Brasil, um dos acionistas da empresa, foi quem indicou a DNA como a agência para suas campanhas publicitárias de cartões. O BB, de acordo com informações da Visanet, tem 31,99% de participação na empresa. O Bradesco, outro sócio majoritário da empresa, com 38,97% de participação, não quis se manifestar sobre o assunto.Os outros sócios de maior peso são Banco ABN Amro Real, com 14,28%, e a Visa, com 10%. "O Banco do Brasil, que é um dos acionistas da empresa, indicou a DNA Propaganda como a agência responsável por suas campanhas publicitárias na promoção dos seus cartões de crédito e débito", diz a nota. Ela informa também que entregou à CPI no dia 1º de setembro a relação dos pagamentos feitos à DNA entre 2001 e 2005.

Na resposta às denúncias de Serraglio de que o Banco do Brasil desviava recursos para as contas de Marcos Valério por meio da Visanet, a empresa informa que possui um Fundo de Incentivo ao Marketing, o qual destina verba anual aos seus acionistas para o lançamento de novos produtos, incentivo de emissão e ativação de cartões de crédito e débito.

TRANSPARENTE

O uso dos recursos relativos à cota do fundo de incentivo alocada ao Banco do Brasil, de acordo com as explicações da Visanet, teve sua aplicação a cargo do BB. "Os valores pagos pela Visanet à DNA referem-se à cota do Fundo de Incentivo que coube ao Banco do Brasil e a ele alocados para as suas ações de marketing", reitera a nota. A empresa alega também que sempre trabalhou de forma transparente dentro de todas as regras do fundo de incentivo e cumpriu com as determinações de pagamento do próprio BB, conforme documentação apresentada pelo banco. "A Visanet, mantendo seu compromisso e postura ética, entregou à Comissão Parlamentar Mista de Inquérito dos Correios - no dia 1 de setembro de 2005 - a relação dos pagamentos realizados entre 2001 e 2005 à DNA Propaganda, bem como informações sobre as notas fiscais relativas a tais pagamentos."

A Visanet administra a rede de estabelecimentos afiliados ao Sistema Visa. Ela foi criada em 1995 pela Visa International e por 25 bancos nacionais. Mas os sócios majoritários são Bradesco,BB, ABN Amro e Visa.

Quem responde pelo comando da Visanet é Antonio Luis Rios, ex-funcionário do Banco do Brasil. Antes de assumir o cargo, em abril de 2004, ele era presidente da Brasil Veículos, subsidiária do banco.

Os presidentes são eleitos pelo conselho de acionistas, formado pelos sócios majoritários. O cargo não é rotativo. Cada eleito fica no cargo um ano e é automaticamente renomeado.