Título: Filho de Severino desmente pai e continua no governo
Autor: Angela Lacerda
Fonte: O Estado de São Paulo, 04/11/2005, Nacional, p. A10

Filho do ex-presidente da Câmara dos Deputados Severino Cavalcanti (PP), o superintendente federal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento em Pernambuco (antiga delegacia regional do Ministério da Agricultura), José Maurício Valadão Cavalcanti, assumiu, nesta semana, em entrevista ao Estado, que a palavra do pai não será cumprida. Ele vai ficar no cargo. Há 45 dias, no seu discurso de renúncia ao mandato, em 21 de setembro, Severino havia garantido que seus apadrinhados - José Maurício e o ministro das Cidades, Márcio Fortes - deixariam os cargos no governo. Ninguém, no entanto, movimentou-se nesse sentido.

José Maurício, que foi surpreendido pela declaração do pai, chegou a afirmar, logo depois da sua renúncia, estar apenas esperando a nomeação de um substituto para entregar o cargo, mas, na prática, a promessa foi deixada para trás.

Agora, ele resolveu definir oficialmente o que já era realidade. "Quero continuar", afirmou ele, no seu gabinete, no segundo andar do prédio do Ministério da Agricultura, no bairro de San Martin, zona oeste da cidade. Ali, uma faixa com a assinatura de cerca de 120 funcionários diz "Dr. José Maurício, conte com o nosso apoio".

O superintendente aponta o bom relacionamento construído com os servidores como um dos motivos da sua decisão. A razão maior, segundo ele, é a mudança promovida pelo ministro Roberto Rodrigues na antiga delegacia regional que, na sua avaliação, tinha estrutura engessada, voltada unicamente para a fiscalização e, agora, começa a se aproximar do setor produtivo. "O ministro veio do cooperativismo, está fazendo um trabalho revolucionário no ministério, uma das pastas que mais têm patrocinado o desenvolvimento do País", elogiou. "Quero participar dessa história."

CORRETOR

Casado, três filhos, José Maurício é economista e sempre viveu em função da atividade do pai. Derrotado nas duas tentativas de conquistar a prefeitura de João Alfredo, a 110 quilômetros da capital, cidade onde nasceu Severino, José Maurício garantiu que o seu apego ao atual cargo não tem ligação com a política. "Não serei candidato a nada em 2006", disse ele. "Lá em casa, os candidatos são meu pai e minha irmã (Ana Cavalcanti, deputada estadual) que vão buscar a reeleição."

Indagado sobre o que faria se tivesse de ter cumprido a palavra do pai, informou que iria buscar trabalho na área de seguros. "Sou corretor de seguros", afirmou.

Na entrevista, ele se cercou de dois assessores que insistiam em reafirmar que funcionários de todos os setores do órgão pediram para José Maurício não deixar a superintendência. "Ele introduziu um plano de melhoria de qualidade em gestão e está promovendo a capacitação de servidores", afirmou o assistente Nahor Gueiros.