Título: Pichadores preparam cenário para manifestações em Brasília
Autor: Ariel Palacios
Fonte: O Estado de São Paulo, 04/11/2005, Nacional, p. A13

Prédios turísticos de Brasília amanheceram ontem pichados com ataques ao presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, que visitará a cidade neste fim de semana. No Memorial JK foi escrito: "Fora Bush assassino." Já no Memorial do Índio, "Yankees go home!" As frases já foram apagadas. A Polícia Federal informou que faixas, cartazes e palavras de ordem serão liberados durante a passagem de Bush, mas alertou que os protestos não podem colocar o visitante em situação de risco nem impedir a passagem da sua comitiva.

"O País é livre e a democracia está a pleno vapor", disse o delegado federal Wilson Sales Damazio, responsável pela equipe brasileira que cuida da segurança de Bush. "Só haverá repressão se a integridade do dignatário estiver em risco."

Cerca de 500 homens da Polícia Federal e do serviço secreto americano farão a segurança. Também vão colaborar 500 homens da Polícia Militar e cerca de 100 militares das Forças Armadas. "É uma das maiores operações da PF, se levarmos em conta o local e a pessoa do presidente e dos antagonismos contra ele", afirmou Damazio.

O governo brasileiro negou pedido dos EUA e não fechará completamente o espaço aéreo da cidade. A tendência é fechar apenas áreas específicas.

Autoridades descartaram ontem a possibilidade de atentados de terroristas estrangeiros. "Aqui não temos problemas", garantiu o vice-presidente e ministro da Defesa, José Alencar.

O Hotel Blue Tree, próximo do Palácio da Alvorada, com 395 apartamentos, foi reservado pelo governo americano. Não foi confirmado se Bush ocupará a suíte presidencial de 450 metros. Nenhum brasileiro poderá se aproximar a 40 metros do quarto. "O hotel virou uma célula dos EUA", comentou o gerente Mário Dias.