Título: Senado deixa para janeiro decisão sobre novo juiz
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 04/11/2005, Internacional, p. A14

A Comissão de Justiça do Senado dos EUA anunciou ontem que as audiências sobre a indicação do juiz Samuel Alito para a Suprema Corte começarão em 9 de janeiro, ignorando um apelo do presidente George W. Bush para que seu escolhido fosse aprovado até o fim do ano. "Simplesmente não foi possível acomodar o cronograma que a Casa Branca queria", afirmou o presidente da Comissão de Justiça, o republicano Arlen Specter, ao lado do principal democrata do grupo, Patrick Leahy. "Temos de fazer isso direito. Não podemos acelerar o processo", acrescentou Specter. Ele disse esperar que a comissão faça uma votação sobre Alito até 17 de janeiro. Se aprovado nessa data, o indicado será submetido a votação no plenário do Senado em 20 de janeiro.

Bush indicou Alito, de 55 anos, na segunda-feira para o lugar de Sandra Day O'Connor, de 75, depois que sua primeira escolha, Harriet Miers, desistiu por enfrentar a objeção dos republicanos mais conservadores. O novo escolhido, entretanto, também causa polêmica, já que é considerado muito mais conservador que Sandra.

Alito foi, durante 15 anos, juiz do 3.º Tribunal Federal de Apelações e, antes disso, trabalhou como advogado do governo. Bush queria que ele já estivesse ocupando uma das nove cadeiras da Suprema Corte antes de janeiro, quando o tribunal começa a analisar novos casos. Sandra, que anunciou em julho sua aposentadoria, concordou em permanecer no posto até que seu sucessor seja aprovado.