Título: 15 veículos são queimados na Bélgica
Autor: Reali Júnior
Fonte: O Estado de São Paulo, 11/11/2005, Internacional, p. A18

Grupos de jovens queimaram 15 veículos na madrugada de ontem em várias localidades da Bélgica, informou o ministro do Interior, Patrick Dewael. Foi o quinto dia de violência - esporádica - no país, num reflexo do que ocorre na França. "Houve cerca de 50 incidentes desde o fim de semana. São casos isolados. Adotamos medidas preventivas e controlamos a situação", disse o ministro. Mas os partidos de extrema direita pediram uma atuação mais enérgica do governo, que inclua a "deportação pura e simples dos indivíduos surpreendidos em atos de vandalismo".

O ministro revelou que a polícia está procurando os autores de um site na internet que conclama "jovens discriminados" a realizar atos de vandalismo neste sábado no centro de Bruxelas. "Vamos redobrar a vigilância em toda a cidade", afirmou. Por sua vez, um funcionário do Departamento de Combate a Crises lembrou que incêndios de veículos são raros na Bélgica. "Isto nos parece uma tentativa de imitar os atos de violência que atingem o território francês", disse. Já o primeiro-ministro Guy Verhofstadt não admite essa comparação. "São incidentes esporádicos que nada têm a ver com os sérios distúrbios que assolam a França", afirmou ele em Cingapura, onde se encontra em visita oficial.

Reforçando as considerações do chefe de governo, o ministro do Interior afirmou que os focos de violência belga não são "guerrilha urbana nem resistência organizada".

Como a França, a Bélgica abriga uma grande comunidade de imigrantes do norte da África - argelinos, marroquinos e tunisianos. O desemprego entre eles é igualmente elevado. Mas, ao contrário da França, esses imigrantes não estão confinados em guetos periféricos. Vivem espalhados pelas cidades.

Nos incidentes da madrugada de ontem, dez carros foram queimados em Bruxelas e cinco em pequenas localidades próximas de Antuérpia, informou o Departamento de Combate a Crises. O órgão, ligado ao Ministério do Interior, informou que houve detenções, mas não citou números. Quanto ao Corpo de Bombeiros, atendeu a 25 ocorrências. "Muitas delas não passaram de tentativa de incêndio", disse um porta-voz da corporação.

Para o líder da extrema direita, Vlaams Belang, a situação é séria e não deve haver contemplação com os detidos. "Quem for estrangeiro deve ser expulso. Os que já tiverem cidadania belga devem perdê-la e serem deportados para seu país de origem."