Título: Minas e Espírito Santo também confirmam casos de maculosa
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 11/11/2005, Vida&, p. A19

Exames confirmaram ontem, em Belo Horizonte, que um menino de 10 anos está com febre maculosa. O garoto, internado há seis dias no Hospital João Penido, em Juiz de Fora, está se recuperando e deve ter alta em breve. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, não havia registro da doença em Minas Gerais desde 2003. Segundo o chefe da Vigilância Epidemiológica de Juiz de Fora, Rodrigo Daniel de Souza, mesmo sem a confirmação da doença, os médicos optaram por iniciar o tratamento contra a febre, à base de antibióticos. A família do garoto é do bairro Araújo, região com terrenos vazios e animais, como cavalos e capivaras. Segundo Souza, logo após a confirmação do resultado, fiscais percorreram a região alertando a população de como agir no caso de alguma suspeita.

Ontem, em São Paulo, no segundo dia de ação da Coordenação de Vigilância em Saúde (Covisa) no bairro do Jabaquara - onde Luana, de 12 anos, morreu de maculosa no domingo -, foram encontrados cinco carrapatos no Parque do Estado. Os parasitas serão analisados. As ações continuam hoje.

O prefeito de São Paulo, José Serra, afirmou ontem que a população não deve entrar em pânico com a confirmação da causa da morte de Luana e que irá mandar vistoriar todos os parques da cidade. Em compensação, disse que "o assunto é grave, especialmente, por não haver uma vacina contra a doença". Serra afirmou, ainda, que vai cobrar que os animais soltos sejam vistoriados e não descarta a eliminação de alguns, se for preciso. "São vidas humanas em jogo."

Já a Secretaria de Saúde do Espírito Santo confirmou o primeiro caso neste ano de morte por febre maculosa no Estado. A vítima, um homem de 37 anos, de Ibatiba, morreu em agosto.