Título: Vladimir Poleto some de sua rua em Ribeirão Preto
Autor: Rosa Costa
Fonte: O Estado de São Paulo, 14/11/2005, Nacional, p. A5

SUMIÇO: Depois de a revista Veja citá-lo como guardião de dólares de Cuba para a campanha de Lula, o economista Vladimir Poleto não foi mais visto na rua onde mora há 10 anos, em Ribeirão Preto. Os moradores o consideram bom vizinho, "um bom sujeito, que cumprimenta a todos e leva vida discreta". "Nunca poderia imaginar isso", diz a agente carcerária Cecília Barbosa, a primeira a se mudar para a rua, há 12 anos. "Se fosse gente ruim saberíamos, pois nunca houve nada, polícia, brigas, nada que pudesse incriminá-lo", argumenta.

Casado e pai de dois filhos adolescentes, Poleto há 2 anos pegava ônibus para ir trabalhar na prefeitura. Mas depois da eleição de Lula, nas caminhadas com amigos, contava que estava deixando a prefeitura e o PT. "Ele dizia que ia vender fazendas, ser diretor de um banco e mexer com finanças para, enfim, mudar sua vida", conta um amigo.

E mudou. Poleto agora tem dois carros de luxo na garagem e sua casa foi reformada. Ganhou portão eletrônico, piscina e churrasqueira. E um sítio começou a aparecer nos fins de semana da família.