Título: PF apura fraude no Bolsa Família
Autor: Luciano Coelho
Fonte: O Estado de São Paulo, 14/11/2005, Nacional, p. A7

Uma vereadora, comerciantes e funcionários da prefeitura de Lagoa do Sítio (PI), 234 quilômetros ao sul de Teresina, foram denunciados ao Ministério Público Estadual e à Polícia Federal por receber benefício do programa Bolsa Família sem ter direito a ele. Segundo a denúncia, 35% dos inscritos no programa na cidade são empregados da prefeitura de Lagoa do Sítio.

O denunciante, Gilvan Araújo, apresentou ao MPE documentação autenticada em cartório. Ele diz que o Bolsa Família é usado politicamente e muitos correligionários do prefeito Lindomar Barbosa (PTB) são beneficiados pelo programa.

A vereadora Isabel Maria de Oliveira (PTB) é registrada no programa com três filhos, um dos quais é deficiente auditivo e tem benefício do INSS. O salário de vereador na cidade é de R$ 850. E o marido de Isabel, Genival Bezerra, é microempresário e tem propriedades. A lista inclui professores, diretores de escola e aposentados.

A denúncia também foi enviada ao Ministério do Desenvolvimento Social. Ontem, a secretária Nacional de Renda de Cidadania, Rosani Cunha, disse em Brasília que, se as irregularidades em Lagoa do Sítio forem confirmadas, o ministério bloqueará os pagamentos.