Título: Presidente do INSS quer produtividade
Autor: Marcelo Rehder
Fonte: O Estado de São Paulo, 14/11/2005, Economia & Negócios, p. B1

O presidente do INSS, Valdir Moysés Simão, estuda um plano de carreira e de melhoria da remuneração dos servidores. Mas, para isso, eles terão de produzir. "É importante que a gente tenha uma remuneração pela produtividade de cada um." De acordo com Simão, o servidor precisa ter um plano de carreira no qual vislumbre a possibilidade de crescimento. Ele promete para junho de 2006 o projeto concluído, com efeito financeiro a partir de 2007. "Estamos levando isso a sério e, com essa iniciativa, os servidores não terão mais motivo para entrar em greve no ano que vem."

Simão disse que as greves causam ao INSS prejuízos de toda a ordem. "Benefícios acabam sendo mantidos porque não temos como suspender. E há aqueles que vão requerer com efeito retroativo. É muito complicado para a imagem e a credibilidade", disse. "As greves fazem com que o segurado deixe de pagar, o que causa um prejuízo enorme, difícil de ser medido."

Para melhorar o atendimento nos postos, Simão afirmou que em até dez dias serão entregues a todas as 1.197 agências do INSS 21 mil novos computadores e 6 mil impressoras. "Os equipamentos já estão comprados e vamos renovar 100% dos computadores." As máquinas usadas hoje são alugadas, com custo de R$ 70 a R$ 75 por mês cada uma.

Depois da mudança, ele diz que serão instalados quiosques nas agências. O objetivo é que o segurado faça seu requerimento pela internet, agilizando o pedido.

O 0800 da Previdência, o PrevFone, também deve passar por uma reformulação ainda este ano. "Tínhamos um contrato que expirou em outubro e publicaremos, nos próximos dias, um novo edital", disse Simão. "Vamos rever toda a metodologia e tentar colocar um atendimento 24 horas."