Título: Paris limita direito de reunião
Autor: Reali Júnior
Fonte: O Estado de São Paulo, 12/11/2005, Internacional, p. A20

A capital francesa terá este fim de semana, quando a França lembra o armistício da 1.ª Guerra Mundial (1914-1918), um reforço excepcional em seu policiamento, que inclui até mesmo uma medida inusitada no país: restrições ao direito de reunião. Até às 20h00 de domingo, concentrações de pessoas que, no entender da polícia, possam ameaçar a ordem pública serão proibidas ou dissolvidas. Poupada até agora pelos jovens enfurecidos de seus subúrbios, Paris está na linha de mira deles. Já há alguns dias a polícia vem acompanhando a troca de mensagens eletrônicas via internet entre esses jovens. E constatou que eles estão marcando encontros neste sábado em duas regiões altamente simbólicas da capital: Champs Elysées e Torre Eiffel, onde circulam diariamente milhares de turistas e também de veículos - o alvo principal dos incendiários .

O chefe de polícia Michel Gaudin confirmou a autenticidade das ameaças, o que levou a Prefeitura de Paris a impor as restrições seletivas ao direito de reunião. "Vamos manter uma extrema vigilância, com a mobilização de 3 mil policiais, muitos deles à paisana, e um rigoroso controle de identidades", acrescentou.

Haverá ainda agentes postados no topo dos prédios, vigiando a cidade com binóculos. Além disso, foi proibida a venda de gasolina em galões, que os ativistas compram para fabricação de coquetéis molotov.

O recurso a todo esse aparato ocorre num momento em que a onda de violência vem perdendo intensidade.Ontem, 463 veículos foram incendiados em todo o território nacional, uma queda significativa em relação à terça-feira, quando 1.400 carros foram queimados - um recorde nas mais de duas semanas de violência. Um cinturão de segurança foi armado também nas portas de Paris e terminais metroviários, ferroviários e rodoviários.