Título: Ave encontrada morta em Marília vai ser analisada
Autor: Chico Siqueira
Fonte: O Estado de São Paulo, 03/11/2005, Vida&, p. A15

ARAÇATUBA - Por precaução, por causa da gripe aviária, a Divisão de Zoonoses de Marília, no interior de São Paulo, envia hoje ao Instituto Adolfo Lutz os restos de uma galinha caipira. De acordo com Lupércio Lopes, coordenador da divisão, a ave foi encontrada morta ontem pelo criador, que mora no bairro Santa Antonieta, nas proximidades do aeroporto da cidade. "A galinha morreu em conseqüência de dificuldades respiratórias e outros sintomas associados à gripe aviária", explicou. No instituto, a carcaça passará por exames para confirmação ou não da doença. Mesmo sem a confirmação, a região onde a ave foi localizada foi interditada pela Vigilância Sanitária de Marília e continuará fechada até o resultado final do exame, explicou Lopes. O nome do criador não foi divulgado. Trata-se do dono de uma chácara que cria menos de cem galinhas.

CHINA E EUA

Na China, o governo decidiu ontem suspender as importações de frango e produtos derivados procedentes de 14 países nos quais foram descobertos casos de gripe aviária.

Já o governo dos Estados Unidos divulgou ontem relatório em que estima que uma possível epidemia poderia infectar um terço da população do país e acabar cerca de 1,9 milhão de pessoas. Também foram divulgadas algumas normas de conduta para as autoridades que estarão na linha de frente no caso de epidemia. Entre elas, a que a população poderá sofrer restrições para viajar, se necessário.