Título: Raiva humana causa 23 mortes no MA
Autor: Robson Pereira
Fonte: O Estado de São Paulo, 03/11/2005, Vida&, p. A15

MORCEGOS: Um surto de raiva humana matou 23 pessoas - 18 delas crianças e adolescentes - nos últimos dois meses em quatro municípios da região do Gurupi, no Maranhão. A doença está se alastrando por ataques de morcegos hematófagos (que se alimentam de sangue). A cidade mais atingida é Turiaçu, a 150 km de São Luís. Ali, apenas no povoado de Antônio Dino, 15 pessoas morreram e já foram registrados mais de 300 ataques de morcegos. A última vítima, a dona de casa Valnice Santos, de 20 anos, morreu na sexta-feira. Os casos têm acontecido com mais freqüência na zona rural, onde vive grande parte dos 86 mil habitantes dos quatro municípios afetados.

Para Henrique Jorge dos Santos, epidemiologista da Vigilância Sanitária do Maranhão, a causa dos ataques é o desmatamento do Pará, Estado vizinho. "A eliminação do hábitat natural dos morcegos faz com que eles procurem outras áreas." O pior surto recente de raiva humana foi em 1990, com 73 mortes, a maioria na Amazônia.

Dez equipes de vacinação e cinco de captura de morcegos da Secretaria de Estado de Saúde e do Ministério da Saúde trabalham para tentar evitar que a doença se alastre e 1.350 pessoas foram tratadas com medicação anti-rábica.