Título: 250 carros destruídos em Paris
Autor: Reali Júnior
Fonte: O Estado de São Paulo, 03/11/2005, Internacional, p. A13

Choques entre jovens marginalizados da cidade e policiais espalham-se pela periferia da capital francesa

PARIS - Quem abandona os animados cafés de Saint-Germain e do Marais para aventurar-se nos municípios dormitórios de Paris não imagina que poucos quilômetros separam o paraíso dos Champs Elysées do inferno de uma nova Bagdá. Em menos de uma semana, a morte suspeita de dois jovens, eletrocutados numa caixa de transformador quando fugiam a perseguição policial, deflagrou um clima de guerrilha urbana que não se limita mais ao município de Clichy-sous -Bois, onde começou, mas se estende por toda a região de Ile-de -France: Aulnay-sous-Bois, Bondy, Sevran, Clichy-sous- Bois... Mais de 20 municípios vizinhos da capital têm sido palco de violência e choques entre jovens socialmente marginalizados e a polícia sob comando de Nicolas Sarkozy, ministro do Interior e candidato à presidência. Só na madrugada de ontem, 250 veículos foram incendiados, incluindo carros policiais. Dos mais de 100 detidos, 35 permanecem presos. Cerca de mil latas de lixo foram incendiadas.

A derrapagem verbal do ministro do Interior contribuiu para agravar a situação. Referindo-se aos jovens dos subúrbios, o ministro utilizou o termo "gentalha". Expôs-se a duras críticas da oposição e acendeu um rastilho de pólvora nos subúrbios parisienses. Trata-se de uma região atingida por sérios problemas sociais: desemprego, falta de escolas, creches, serviço de assistência social deficiente, etc.. Quando a noite cai, os trabalhadores se recolhem, o comércio fecha as portas e começa a violência nas portas de Paris.

O presidente Jacques Chirac não concorda com a estratégia de Sarkozy. Ontem,numa reunião do gabinete, ele fixou uma posição apaziguadora. Disse que a ausência de diálogo conduz a uma situação perigosa. E determinou uma ação coletiva do governo para combater as verdadeiras causas - forma indireta de retirar de Sarkozy a solução do problema.