Título: No rádio e na TV, PSDB reforça ataques a Lula
Autor: Cida Fontes
Fonte: O Estado de São Paulo, 03/11/2005, Nacional, p. A10

BRASÍLIA - A guerra entre PSDB e o governo terá mais um capítulo. Nos anúncios que começam a ser exibidos hoje no rádio e na TV no horário destinado à propaganda partidária, os tucanos reforçam os ataques e responsabilizam o presidente Lula pela "maior crise de corrupção que o Brasil já viveu", destacando que seu governo é uma decepção para o País. As inserções duram 30 segundos e não têm a participação de nenhum político, ao contrário do programa a ser transmitido no dia 24. O alvo dos ataques é o presidente Lula e, dentro da estratégia de atingir a sua imagem, os tucanos vinculam os escândalos ao governo, apontando contradições e citando as denúncias. "Todo dia, um escândalo. E o presidente diz que não sabe de nada", afirma o locutor.

O PSDB recorre, no programa de rádio, a pronunciamentos feitos pelo próprio Lula antes da campanha presidencial, em que ele prometia confiança e correção no uso do dinheiro público.

O presidente fala em um dos spots que, a cada eleição, o PT cresce mais pois sabe governar "com planejamento, dedicação e, sobretudo, com seriedade e respeito pelo seu dinheiro". Nesse momento, o locutor interrompe para dizer: "Agora o Brasil sabe como o PT cresceu a cada eleição", numa alusão às denúncias de corrupção.

Em outra inserção, o PSDB usa uma passagem da campanha em que Lula promete, se vitorioso, pedir mensalmente aos ministros uma prestação de contas de suas áreas. "Será que o presidente Lula não teve a curiosidade de perguntar para o José Dirceu quem era o Waldomiro Diniz, quem era o Marcos Valério? , insiste o locutor do programa.

"Para quem queria cobrar eficiência e honestidade, ele deixou muito a desejar. O presidente pode usar a desculpa de que não sabia de nada?", volta a perguntar. E outra pessoa responde: "Ele disse que não sabe, mas ele sabia sim."