Título: Argentinos temem que visita ponha país na mira de terroristas
Autor: Tânia Monteiro
Fonte: O Estado de São Paulo, 03/11/2005, Nacional, p. A5

BUENOS AIRES - O presidente dos EUA, George W. Bush, estaria colocando a Argentina na mira dos terroristas internacionais. Isso é o que pensa a maioria dos argentinos, segundo pesquisa da consultoria Equis. A pesquisa indica que 57,9% dos entrevistados consideram que a presença de Bush no balneário de Mar del Plata para a 4.ª Cúpula das Américas aumenta o perigo de um atentado dentro do território nacional, já que o presidente americano é o ambicionado alvo de grupos terroristas, principalmente os fundamentalistas muçulmanos. Apenas 38,2% consideram que essa hipótese seria impossível. Os argentinos estão preocupados. Nos anos 90 sofreram dois atentados (em 1992, contra a Embaixada de Israel, e em 1994, contra a associação beneficente judaica), que mataram 120 pessoas e feriram 500.

Um grupo de deputados tentou proibir a vinda de Bush, mas não conseguiu. Por precaução, a segurança na capital argentina será reforçada durante a cúpula em Mar del Plata. Bush dificilmente despertaria o entusiasmo de Buenos Aires. Segundo pesquisa da filial chilena da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais, Bush possui na capital imagem negativa - 64% dos portenhos têm opinião entre "ruim" e "muito ruim" sobre o presidente.

O governo Néstor Kirchner ordenou reforço da segurança no metrô de Buenos Aires. Foram mobilizados 3 mil policiais também para proteger empresas americanas e a Embaixada dos EUA. Os edifícios da comunidade judaica ficarão sob vigilância especial.