Título: Presidente vai mostrar 'sucesso' da economia
Autor: Tânia Monteiro
Fonte: O Estado de São Paulo, 03/11/2005, Nacional, p. A4

BUENOS AIRES - presidente Luiz Inácio Lula da Silva quer aproveitar a Cúpula das Américas como palco onde vai expor o "sucesso" de sua política econômica. A reunião, marcada os dias 5 e 6, em Mar del Plata, tem um tema adequado - a criação de trabalho formal e sua importância no combate à pobreza e na governabilidade democrática. Esse cenário permitirá a Lula explicar a uma seleta platéia de 33 chefes de Estado do hemisfério uma das contradições intrínsecas de seu governo: projetos de combate à pobreza e de geração de empregos num ambiente deliberadamente neoliberal, assentado em restrições fiscais e monetárias.

A 30 quadras do Hotel Hermitage, onde Lula participará dos encontros presidenciais, o venezuelano Hugo Chávez estrelará, num estádio de futebol, o encerramento da Cúpula dos Povos, um cenário montado para execrar o imperialismo ianque, a Área de Livre Comércio das Américas (Alca) e as políticas neoliberais. Lula não foi convidado para a "contra-cúpula", que deverá gerar uma passeata em direção ao Hermitage, comandada pelo ex-craque Diego Armando Maradona.

Lula deve chegar a Mar del Plata amanhã. Lá, além de participar da Cúpula, o presidente brasileiro terá uma reunião com líderes da Organização Regional Interamericana de Trabalhadores (ORIT), uma espécie de união das centrais sindicais. O presidente desembarcará em Mar del Plata acompanhado do ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, que não participará do encontro de chanceleres da região programado para amanhã.