Título: Na platéia, oposição aproveita para criticar Lula
Autor: Isabel Sobral
Fonte: O Estado de São Paulo, 07/11/2005, Nacional, p. A8

Para Tasso Jereissati, presidente queria ser liderança e se vê a reboque de Chávez

Numa platéia que contou com a presença do senador Eduardo Suplicy (PT-SP), parlamentares da oposição marcaram presença na palestra feita pelo presidente dos EUA, George W. Bush, para convidados da Casa Branca. E a tropa oposicionista, principalmente do PSDB, não perdeu a oportunidade de atacar a política externa do governo Lula. Nas conversas dos parlamentares, o tema principal foi o destaque que o presidente da Venezuela, Hugo Chavéz, teve na reunião da 4.ª Cúpula das Américas, em Mar del Plata, ofuscando a presença de Lula.

Os parlamentares cobraram uma política mais firme do governo para que haja avanços nas negociações da Área de Livre Comércio das Américas (Alca). "É triste. Nossa política externa deixou o Brasil numa posição apagada", criticou o senador Tasso Jereissati (PSDB-CE). Para ele, Bush, ao contrário de Lula, adotou um discurso positivo, racional e pragmático em defesa da Alca e apresentando proposta clara de acabar com os subsídios agrícolas financiados pelo governo americano num prazo de 15 anos. "Entramos um pouco nesse tom emocional que lembra muito o clima dos anos 50", disse o senador numa referência às lideranças de Hugo Chavéz e do cubano Fidel Castro. Para ele, Lula tinha o sonho de se tornar uma liderança na América Latina e agora se vê a reboque de Chávez.

O líder do PSDB no Senado, senador Arthur Virgílio (AM), disse que o Brasil já "perdeu tempo" em relação à Alca e que o discurso do presidente Bush representa uma abertura na direção de uma efetiva participação do Mercosul na área de livre comércio. "O Brasil já errou demais e perdeu tempo demais com a ditadura do Gabão, com a quase ditadura da Venezuela... Não percebem que todos os indicadores econômicos do País seriam melhores se o governo desse valor a Alca", disse.

O líder da minoria na Câmara dos Deputados, José Carlos Aleluia (PFL-BA), não perdeu a chance de alfinetar Lula fazendo referência ao fato de que, ao contrário do encontro na Granja do Torto, no discurso no hotel, o presidente Bush tocou de maneira incisiva no tema da corrupção. "Para não constranger Lula, Bush não falou sobre corrupção na Granja, mas tratou do tema duas ou três vezes dizendo que os governos têm que ser livrar da corrupção." O deputado Vilmar Rocha (PFL-GO) destacou a referência do presidente americano ao risco de ditaduras na região. "Ele está preocupado com a retomada de governo populistas." O senador Eduardo Suplicy (SP) foi presença isolada entre os parlamentares da base do governo.