Título: CPI dos Bingos parte para ataque direto a Lula
Autor: Expedito Filho
Fonte: O Estado de São Paulo, 15/11/2005, Nacional, p. A6

Depois de atingir em cheio o ministro da Fazenda, Antonio Palocci, a CPI dos Bingos começou a mirar no próprio presidente Luiz Inácio Lula da Silva, aproximando-se de personagens diretamente ligados a ele. Esse novo ciclo começará amanhã, quando a comissão de inquérito vai tomar o depoimento do presidente Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Paulo Okamoto. Tesoureiro do PT no anos 80 e 90, Okamoto afirma ter quitado um empréstimo contraído por Lula no PT.

Além de interrogar Okamoto, a CPI também avaliará amanhã um requerimento de convocação de Genival Inácio da Silva, irmão do presidente. Vavá, como é mais conhecido, é acusado de fazer lobby para empresas com interesses no governo e de ter intermediado negócios do empresário português Emídio Mendes com a Petrobrás.

O presidente da CPI dos Bingos, Efraim de Moraes, disse que colocará o requerimento em votação de qualquer maneira, apesar de o próprio autor do pedido, senador tucano Tasso Jereissati (CE), preferir que o pedido seja avaliado só na próxima semana.

Até agora, o mais próximo que a CPI havia chegado do presidente Lula foi a convocação para depoimento, e posterior acareação, do seu chefe de gabinete, Gilberto Carvalho.

Nem mesmo o ministro da Fazenda, apesar de envolvido numa série de denúncias de arrecadação suspeita, deporá no plenário da comissão de inquérito. Seu depoimento será tomado pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), no Senado, para evitar maiores melindres políticos.

PREPARAÇÃO

Com Okamoto e Vavá, porém, não haverá trégua. E eles parecem já saber o que enfrentarão.

Mesmo com o expediente encerrado, Okamoto passou a tarde de ontem na sede do Sebrae, em Brasília, reunido com assessores, preparando-se para o depoimento. Ele teria pago um empréstimo de R$ 9 mil para quitar uma dívida do presidente Lula com o PT.

Os senadores prometem fechar o cerco para saber detalhes da transação e de que forma Okamoto pagou o empréstimo. 'O Okamoto é o (ex-tesoureiro do PT) Delúbio Soares estili zado.

Com esse pagamento de empréstimo para o Lula, ele já abriu um flanco. Temos muitas perguntas para ele', avisou o senador Antônio Carlos Magalhães, membro efetivo da CPI dos Bingos.

Já o caso do irmão do presidente pode abrir um série de investigações na Petrobrás. Tasso Jereissati, autor do requerimento, admite até adiar a votação do requerimento para a próxima semana. 'O Vavá fez uma série de negócios na Petrobrás e nós estamos interessados em investigar o que foi feito de irregular nessa estatal', justificou o senador.