Título: Vereadores começam a disputar relatoria do projeto de lei
Autor: Iuri Pitta
Fonte: O Estado de São Paulo, 11/10/2005, Metrópole, p. C1

NEGOCIAÇÃO: Se a aprovação dos projetos de lei que podem render R$ 337 milhões anuais à Prefeitura já vai exigir bastante negociação, definir quem será o relator da proposta orçamentária na Câmara Municipal também começou a render embates no Legislativo. "Dos nove integrantes da Comissão (de Finanças e Orçamento, responsável pela análise do texto na Casa), parece que 12 querem a relatoria", ironizou um influente vereador. O líder do governo, vereador José Aníbal (PSDB), garante que o Executivo não colocou essa discussão em pauta. "Temos tempo", avalia. Mas, desde o dia 30 de setembro, quando o projeto foi enviado à Câmara, o secretário do Governo Municipal, Aloysio Nunes Ferreira Filho, vem mantendo reuniões com bancadas e grupos de vereadores. O orçamento sempre esteve na pauta dos encontros.

Não é à toa: ao redigir o parecer sobre a proposta orçamentária, o relator tem poder para alterar mais ou menos a idéia original do prefeito. Ao apresentar o projeto, o secretário municipal de Planejamento, Francisco Luna, disse que os 15% de índice de remanejamento colocados no texto eram negociáveis. "Depende das mudanças que a peça sofrer."

Na semana passada, dois vereadores começaram a articular apoio para assumir a relatoria. Ambos fazem parte do Centrão: Milton Leite (PMDB) e Paulo Frange (PTB). Quem obtiver apoio de cinco dos nove integrantes da comissão assume a cobiçada tarefa.