Título: Passagens aéreas já estão 15% mais caras
Autor: Mariana Barbosa, Renata Stuani
Fonte: O Estado de São Paulo, 11/10/2005, Economia & Negócios, p. B9

Viajar de avião está 15% mais caro. No fim de semana, a TAM e a Gol aumentaram os preços das passagens em 14,9% e 15%, respectivamente, e a Varig começou a cobrar 15,2% a mais a partir da zero hora de hoje. Este é o segundo aumento em pouco mais de dois meses. No início de agosto, as três empresas reajustaram as tarifas em 10%. A justificativa é o custo do querosene de aviação (QAV), que acumula alta de 42,7% no ano. O QAV representa em média 35% dos custos das empresas. As empresas temem que a Petrobrás promova um grande reajuste na segunda quinzena deste mês, uma vez que a base de referência para o cálculo dos preços do QAV no Brasil é o preço do óleo produzido e refinado no Golfo do México, região fortemente afetada pelo furacão Rita. Pelos cálculos do setor, o reajuste poderia chegar a 30%.

"Tendo em vista que o que aconteceu lá foi atípico, as companhias esperam que a Petrobrás adapte a sua fórmula à realidade e elimine do cálculo a distorção provocada pelo furacão", disse ao Estado o presidente do Sindicato Nacional das Empresas Aéreas, George Ermakoff, na semana passada.

Ontem, as empresas aéreas, por intermédio do sindicato, enviaram uma carta ao presidente da Petrobrás, Sergio Gabrielli, com um apelo para que a estatal "expurgue da formação do preço os efeitos da bolha" decorrente do furacão. As empresas pedem ainda uma reunião com o presidente da estatal para discutir o assunto.