Título: UE barra compra de aves turcas
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 11/10/2005, Vida&, p. A19

Medo de gripe aviária fez alguns países europeus também proibirem importação de produtos da Romênia

BRUXELAS - A União Européia (UE) suspendeu toda a importação de aves turcas e alguns países proibiram também a compra de aves vindas da Romênia, preocupados com a possível gravidade do vírus da gripe aviária que atinge os dois países. Especialistas ainda não confirmaram se se trata, de fato, do vírus influenza H5N1, o mesmo da Ásia. Os dois países incineraram ontem milhares de aves. Autoridades da Romênia informaram que 40 mil aves serão sacrificadas e que, por precaução, já administraram 13.500 vacinas contra gripe humana na população. O Ministério da Saúde romeno disse que estão sendo preparadas 225 mil doses.

A decisão tomada pela Comissão Européia (CE, órgão executivo da UE) afeta somente a importação de pássaros silvestres e plumas, já que atualmente a compra de ovos, carne fresca e aves vivas de granjas turcas não é permitida na UE. "A gripe aviária no país é preocupante por causa da sua proximidade. Não sabemos se o vírus é o mesmo que causou tantos danos na Ásia", disse o comissário europeu de Saúde, Markos Kyprianou.

As autoridades turcas enviaram amostras do vírus para o laboratório de referência da UE em Weybridge, no Reino Unido, e os resultados devem ser conhecidos amanhã. A comissão espera também que nesse dia seja confirmado se os casos suspeitos de gripe aviária na Romênia são realmente de animais doentes ou de aves com anticorpos, mas sem a doença.

O porta-voz comunitário de Saúde, Philip Tod, afirmou que a CE não aplicará medidas restritivas à importação de aves romenas até a confirmação das análises. No entanto, alguns países fronteiriços adotaram medidas unilaterais.

No ano passado, a Romênia exportou para a União Européia 6.520 toneladas de aves e produtos avícolas, o equivalente a 17,47 milhões. Quanto à Turquia, a compra de carne chegou a 50 toneladas e totalizou 124 mil.

Por enquanto, por causa da gripe aviária, a UE proíbe importações de aves procedentes da Rússia e de dez países asiáticos.

Na América Latina, o Ministério da Agricultura da Colômbia informou que foi detectado um tipo de gripe aviária, o H9, na cidade de Tolima. Porém informaram que o risco para seres humanos é baixo.