Título: Berzoini abre vantagem de 5 mil votos sobre Pont
Autor: Mariana Caetano
Fonte: O Estado de São Paulo, 11/10/2005, Nacional, p. A8

Apesar da diferença, PT não decreta vitória do candidato do Campo Majoritário; resultado só será oficializado 5.ª feira

Com 83% dos votos do segundo turno da eleição presidencial petista apurados, o candidato do Campo Majoritário, Ricardo Berzoini, abriu vantagem de 5.315 votos sobre o adversário Raul Pont, da Democracia Socialista. Até às 18h30 de ontem, Berzoini somava 51,4% dos votos válidos, e Pont, 48,6%. Apesar da diferença, a direção do PT informou que ainda era impossível decretar um vencedor. "Bater o martelo agora é arriscado", afirmou o coordenador das eleições, Francisco Campos. "A diferença entre um e outro, seja qual for o vencedor, será pequena."

O quórum superou a expectativa inicial - de cerca de 150 mil eleitores - e ontem chegou a 196.688. A projeção dos dados por Estado indica que 220 mil petistas podem ter votado neste domingo. Na última parcial divulgada ontem, 5.021 filiados votaram em branco e outros 2.220 anularam o voto.

"O quórum foi maior do que o previsto e temos um cenário favorável a nosso candidato", comemorou o secretário de Relações Internacionais do PT, Paulo Ferreira, um dos coordenadores da campanha de Berzoini. "Só na quinta-feira vamos saber realmente quem ganhou. Cada voto faz diferença", afirmou o secretário de Formação Política da legenda, Joaquim Soriano, à frente da campanha de Raul Pont.

Na noite de domingo, ele previa a vitória de seu candidato por 9 mil votos. Agora, acredita que a finalização da apuração em Minas e Bahia pode favorecer Pont. Em Minas, haviam sido apurados 64,4% dos votos e na Bahia, 72,9%.

Berzoini lidera a corrida em 19 Estados, com destaque para São Paulo, com o dobro de votos sobre o adversário (24.912 x 12.608). Pont mantém-se à frente em 8 Estados, e nas urnas avulsas de Lisboa, Boston e Brasília, onde está contabilizado o voto declarado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para seu ex-ministro do Trabalho e da Previdência.

Gaúcho, o melhor desempenho de Pont foi no Rio Grande do Sul, onde somava 16.289 votos e Berzoini, 3.867. Ele vencia também em MG, BA, RJ, ES, SC, MT e RN.

LUPA

O clima de apreensão que dominava os aliados de Berzoini, na noite de domingo, se transferiu para o comando da campanha de Pont. "Estamos olhando cada voto apurado com lupa", disse Soriano. Ele citou ocorrências "estranhas" em alguns Estados, como Ceará, onde a votação do candidato do Campo Majoritário superou sua estimativa inicial. "Em Redenção (CE), foram registrados 514 votos para Berzoini e nenhum para o Raul, vamos averiguar." Em Jundiapeba, distrito de Mogi das Cruzes, ocorreu situação parecida. Há 111 votos para Berzoini de uma urna onde não havia sido registrado nenhum voto para a eleição nacional no primeiro turno, em 18 de setembro. Pedro Bianguli, do Coletivo de Juventude do partido, vai apresentar um recurso no diretório de Mogi para conferir a lista de eleitores. "É estranho, queremos saber se essas pessoas realmente votaram."

Mesmo com a diferença apertada, Soriano não prevê uma "onda" de recursos que possam alterar o resultado. Há outras cidades onde também foram registrados votos, mas apenas para Pont. Questionado a respeito desses casos, Francisco Campos definiu-os como "normais". "No PT não existe curral eleitoral e não houve fraude", insistiu. Os diretórios estaduais têm até a próxima quarta-feira para julgar eventuais recursos. Já o Diretório Nacional fará o julgamento de pedidos do gênero no dia 22, quando assume a nova direção.

O resultado confirma a nova distribuição de forças no partido. "Qualquer que seja o presidente, ele terá de conformar maiorias pontuais no diretório, não terá maioria permanente", resumiu Campos, prevendo maior autonomia do PT em relação ao governo Lula.