Título: 'Não vou entrar no nível dele', reage petista
Autor: Carlos Marchi
Fonte: O Estado de São Paulo, 11/10/2005, Nacional, p. A6

'DESTEMPERADO': Depois de ter sido duramente atacado pelo prefeito de São Paulo, José Serra (PSDB), o deputado Ricardo Berzoini (SP), candidato à presidência do PT, preferiu a cautela e afirmou que não entrará no "nível" do tucano para rebater as acusações. "Foi uma declaração destemperada, talvez pelo fato de eu ter colocado o dedo na ferida", disse. Em entrevista ao Estado, Berzoini criticou o PSDB, apontando o abrandamento das investigações sobre o uso de caixa 2 por políticos tucanos, o que provocou a reação do prefeito. "Não vou entrar no nível dele (Serra). A população está enfastiada desse tipo de política", disse o petista.

O deputado cobrou de Serra explicações sobre a relação do PSDB mineiro com Marcos Valério - o que, para ele, pode ser a origem de todo o esquema montado pelo empresário para financiar campanhas de forma ilegal. "Quero que ele explique por que o PSDB não tomou uma posição até agora", afirmou.

Para Berzoini, o envolvimento do presidente do PSDB, senador Eduardo Azeredo (MG), no "valerioduto" ainda não foi devidamente esclarecido e evidencia tratamento diferenciado nas apurações das denúncias contra petistas e tucanos. "O fato é que o Azeredo usou caixa 2 e continua presidindo o PSDB", repetiu.

Seguindo orientação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva - que recomendou ao PT partir para a ofensiva contra a oposição -, Berzoini ampliou o foco de suas estocadas ao dizer que o deputado Gustavo Fruet (PSDB-PR), sub-relator de Movimentação Financeira da CPI dos Correios, não pode acusar o governo de preparar nenhuma pizza. "Ele foi o pizzaiolo-mor da CPI do Proer", atacou o candidato do PT ao lembrar que Fruet presidiu a comissão de inquérito criada em 2001 para investigar o socorro do governo aos bancos .