Título: Pimenta confirma amizade com sócio de Valério
Autor: Carlos Marchi
Fonte: O Estado de São Paulo, 11/10/2005, Nacional, p. A6

Mas não informa se usou telefone do comitê de Serra para falar com publicitário

BELO HORIZONTE - Pimenta da Veiga, ex-ministro das Comunicações no governo Fernando Henrique Cardoso, admitiu ontem que conversa freqüentemente por telefone com o sócio de Marcos Valério Fernandes de Souza na SMPB Comunicação, Cristiano de Mello Paz, com quem "mantém amizade de 20 anos". Ele, porém, disse que não poderia confirmar se havia trocado telefonemas com Paz por meio de um celular, com DDD de Belo Horizonte, registrado em nome do comitê financeiro da campanha de José Serra à Presidência da República, em 2002. Dados do sigilo telefônico do publicitário, em poder da CPI dos Correios, revelam que Paz trocou pelo menos 37 telefonemas com o número registrado em nome do comitê financeiro do então candidato do PSDB.

Pimenta foi um dos coordenadores da campanha de Serra, mas ressaltou que estava estabelecido em Brasília.

"Não havia comitê financeiro em Belo Horizonte. O comitê financeiro funcionava em São Paulo e eu atuava em Brasília. Se ele ligou para mim, é muito normal porque somos amigos há muitos anos e sempre nos falamos por telefone. E ele deve ter ligado para falar comigo. Ao longo dos anos, sempre falamos. Agora, se foi para outra pessoa, em outro lugar, aí eu não posso informar", disse.

Segundo Pimenta, a SMPB não prestou serviço para a campanha de Serra em 2002. Ele reiterou, contudo, que sua amizade com o publicitário mineiro é bastante conhecida.

Por meio da Assessoria de Imprensa da SMPB, Paz afirmou que reconhece as ligações feitas de seu celular, mas não sabe precisar para quem foram efetuadas. Ele disse que na época conversava com "alguns jornalistas" que tinham prestado serviços para a agência e estariam trabalhando para a campanha de Serra. Mas destacou que o "mais provável" é que tenha feito ligações para o ex-ministro das Comunicações. Ele confirmou que ofereceu serviços da SMPB para a campanha tucana, que não foram aceitos.

Valério disse, também por meio de sua assessoria, que "não tem idéia" do assunto tratado nos telefonemas.

CONSELHEIRO

Valério divulgou nota ontem em que afirma não ter "qualquer relacionamento" com Márcio Machado Caldeira, um dos integrantes da Terceira Câmara do Primeiro Conselho de Contribuintes do Ministério da Fazenda. Dados em poder da CPI dos Correios, com base em quebra de sigilos telefônicos, revelam que Valério trocou pelo menos 31 telefonemas com o conselheiro em 2002.

Citando declarações de Caldeira ao Estado, o empresário alegou que as ligações foram feitas por seu sócio na Tolentino & Melo Assessoria Empresarial, o advogado José Roberto de Melo. "Ele (Caldeira) tem ligações profissionais e é amigo de José Roberto Melo", diz a nota. O argumento é que "não há irregularidade no fato de José Roberto ter utilizado um telefone de Valério para falar com Caldeira".

Sobre as passagens aéreas emitidas para o conselheiro, disse que "foram solicitadas por José Roberto".