Título: 'Berzoini é desqualificado e advogado dos corruptos'
Autor: Carlos Marchi
Fonte: O Estado de São Paulo, 11/10/2005, Nacional, p. A6

Serra reage a declaração do petista, que defendeu investigação de tucanos por CPI, e garante que não sabia de telefonemas de sócio de Valério para seu comitê, em 2002

O deputado Ricardo Berzoini (SP), provável novo presidente do PT, é "um político desqualificado", acusou ontem o prefeito de São Paulo, José Serra (PSDB), numa reação que extrapolou o seu jeito contido de criticar adversários políticos. A referência agressiva surgiu em resposta a uma sugestão de Berzoini, que cobrou a extensão das investigações das CPIs a políticos do PSDB. Segundo Serra, "999% das denúncias são sobre o PT e ele (Berzoini) agora virou advogado dos que transgrediram a lei, dos corruptos". Após visitar obras na Vila Prudente, Serra respondia a perguntas sobre a detecção de telefonemas do presidente da agência de propaganda SMPB, Cristiano Paz, sócio de Marcos Valério Fernandes de Souza, para seu comitê de campanha em 2002, revelada ontem pelo Estado. Os jornalistas, então, repetiram para ele a cobrança feita anteontem, por Berzoini, em São Paulo. "Ele está, provavelmente, sendo eleito presidente do PT e presidente de uma banca de advogados para defender a corrupção e o abuso no Brasil", bateu o prefeito.

VELHINHOS

Serra não parou mais: "Ele é o famoso homem que maltratou os velhinhos aposentados, lembra? Ele deu o maior castigo à população mais idosa da cidade de São Paulo. Ele é diretamente responsável por isso, por uma das medidas mais antipopulares que já foram tomadas", provocou, irritado. "Portanto, é um sujeito que persegue os velhinhos, protege os corruptos e é, enfim, uma pessoa absolutamente desqualificada para ditar regras para os outros."

O prefeito prosseguiu com as críticas: "Ele é político desqualificado, pelo que fez com os velhinhos. Tem, primeiro, de se qualificar." Por fim, relacionou a fala de Berzoini a suas dificuldades na eleição interna para eleger a nova direção petista: "Foi um mau antecedente para um novo presidente, aliás, por isso mesmo ele está tendo dificuldade de ganhar dentro de seu próprio partido."

COMO SABER?

Quanto às ligações de Cristiano Paz para o seu comitê, na campanha de 2002, Serra disse que nunca soube que algum assessor tivesse feito contato com o publicitário mineiro, que ele diz não conhecer. "Você acha que eu tinha conhecimento de uma ligação que houve quatro anos atrás, de um telefone do comitê para um sócio do outro sujeito?", questionou. "Como é que eu poderia ter conhecimento disso? Se houver incidência de algum problema, a gente vai examinar, vai investigar."

Anteontem, Berzoini reclamou que as CPIs só investigam políticos do PT e não dirigem suas baterias a outros partidos. "Não se fala, por exemplo, que o presidente do PSDB, (senador) Eduardo Azeredo, usou caixa 2, que o deputado Roberto Brant, do PFL, usou caixa 2, o ex-líder do PSDB na Câmara, Custódio de Matos, usou caixa 2. É só com os petistas, a perseguição?", indagou Berzoini, referindo-se a três parlamentares mineiros que teriam sido ajudados por esquemas da SMPB nas eleições de 1998.