Título: Revisto, censo mostra que 380 mil estão fora da escola
Autor: Lisandra Paraguassú
Fonte: O Estado de São Paulo, 10/11/2005, Vida&, p. A16

Em outubro, o Ministério da Educação (MEC) divulgou números preliminares do Censo Escolar de 2005. Eles mostravam uma queda de 1,4% no número de alunos do ensino básico no País, ou 700 mil estudantes menos que no ano anterior. Era a primeira vez nos últimos dez anos que diminuía o total de alunos no Brasil. A queda permanece, mas os números finais, divulgados agora pelo MEC, são bem diferentes. A análise dos dados continuou sendo feita pelos técnicos do Instituto Nacional de Estatísticas (Inep). Durante um mês, os Estados puderam ainda enviar para o ministério retificações de dados de matrículas. Resultado: em vez de 700 mil alunos a menos, foram 380 mil. Uma queda de 45,7% em relação ao número apresentado anteriormente.

A queda no número de estudantes se concentra no ensino fundamental (482 mil e não 491 mil, como anunciado anteriormente), mas é compensada pelo crescimento em outros níveis de educação.

Segundo a assessoria do MEC, os Estados que já adotam nove anos de ensino fundamental tiveram aumento no número de matrículas (168 mil). O ensino profissional é outro que teve crescimento e não sofreu alterações entre as duas análises do censo: são cerca de 29 mil alunos.