Título: Mesmo em greve, fiscais combatem a doença
Autor: Agnaldo Brito
Fonte: O Estado de São Paulo, 08/11/2005, Economia & Negócios, p. B6

A greve dos fiscais agropecuários, iniciada ontem, pouco prejudicou os trabalhos de combate à febre aftosa. Segundo o vice-presidente da Associação Nacional dos Fiscais Federais Agropecuários (Anffa), Wilson Roberto de Sá, os fiscais fizeram uma greve de ocupação, ou seja, estavam em seus postos mas não trabalharam. Em Mato Grosso do Sul, onde foram confirmados 22 focos da doença, e no Paraná, onde há suspeitas, alguns fiscais não fizeram greve e estão em alerta. No Paraná, 50 fiscais fazem plantão para atender aos assuntos relacionados à doença. Em Mato Grosso do Sul, 100 fiscais estão trabalhando na região dos focos, no sul do Estado.

Em todo o País, são 3.500 fiscais agropecuários. A fiscalização e certificação animal e vegetal são funções dos fiscais agropecuários, além do controle de entrada e saída de produtos agrícolas. "No controle da aftosa, alguns portos e aeroportos, cerca de mil fiscais trabalharam", disse Sá.

Segundo a associação, em São Paulo, os trabalhos estão limitados à prevenção da febre aftosa. No Aeroporto de Guarulhos, os trabalhos limitam-se ao controle de ingresso no País de ovos férteis, pintos de um dia e animais de estimação.

O Ministério da Agricultura informou que não vai se pronunciar sobre a greve.