Título: Ministro quer solução mais rápida para a TV digital
Autor: Isabel Sobral e Leonardo Goy
Fonte: O Estado de São Paulo, 08/11/2005, Economia & Negócios, p. B45

Hélio Costa pretende mostrar a Lula relatório sobre o sistema até 31 de dezembro, e não 10 de fevereiro

O ministro das Comunicações, Hélio Costa, defendeu ontem mais rapidez no processo de implantação da TV Digital no País. Ele informou ao Conselho de Comunicação Social do Senado que pediu pressa ao grupo técnico que discute o padrão digital mais adequado ao Brasil, para que os relatórios possam ser submetidos a análise do presidente Lula até 31 de dezembro. Inicialmente, a previsão era de que uma proposta técnica fosse enviada ao Palácio do Planalto até 10 de fevereiro. Com a aceleração dos estudos, o ministro espera apresentar na primeira semana de janeiro às empresas de radiodifusão a proposta do governo federal. "Nada será feito sem conversas", afirmou. A mudança das transmissões televisivas no Brasil do padrão analógico para o digital é uma das prioridades de Costa. Ele disse que em junho de 2006, já poderão ser feitas as primeiras transmissões digitais, pelo menos para São Paulo. "Se tudo der certo, vamos ter essa primeira experiência nos jogos da Copa do Mundo", afirmou.

Para viabilizar a mudança do padrão analógico para o digital nas transmissões de TV, o primeiro passo será a definição da tecnologia a ser adotada. Estão em discussão os sistemas japonês, europeu e americano. O ministro defendeu a adoção, se possível, de um modelo híbrido, com o aproveitamento de parte da tecnologia brasileira que está sendo desenvolvida pelo Centro de Pesquisas e Desenvolvimento (CPQD) em telecomunicações, . "Podemos melhorar muito a tecnologia que estaremos importando", comentou.

A participação das operadoras de telefonia no mercado de transmissão de vídeos via celulares foi também abordada pelo ministro. Costa disse que não é contra a entrada das operadoras no segmento".