Título: Vírus pode reduzir PIB em 2%
Autor: Jamil Chade
Fonte: O Estado de São Paulo, 08/11/2005, Vida&, p. A18

Banco Mundial estima que uma pandemia de gripe aviária pode causar prejuízo de US$ 800 bi em um ano

Uma eventual pandemia de gripe aviária entre humanos, causada por uma mutação do vírus H5N1, poderá provocar uma queda de 2% do PIB mundial, o equivalente a US$ 800 bilhões em um ano. A estimativa foi apresentada ontem pelo Banco Mundial em uma conferência da Organização Mundial da Saúde (OMS), em Genebra, que reúne mais de 500 especialistas para traçar estratégias contra o problema. A projeção se baseou nos custos do vírus da Síndrome Respiratória Aguda e Severa (Sars) no sudeste asiático em 2003, explicou o vice-presidente do Banco Mundial, James Adams. Os setores mais afetados seriam a agricultura e o turismo.

Ontem a Comissão Européia anunciou o envio de 30 milhões no próximo ano para combater o vírus nos países asiáticos. No Japão, foram identificados sinais de foco da doença em outra granja perto de Tóquio. Na China, a venda de aves vivas foi proibida em Pequim. O país matou 6 milhões de aves diante da suspeita de que três pessoas possam estar contaminadas pelo vírus H5N1. Elas estão em observação.

Um jornal da Suécia, o Dagens Nyheter, publicou em sua edição de ontem as primeiras imagens microscópicas do letal H5N1. Elas mostram como o vírus age no organismo, atacando as células e se reproduzindo.

BRASIL

O Brasil quer ser o principal fornecedor do antiviral Tamiflu para a América Latina. O Estado apurou que o governo brasileiro apresentou há poucos dias uma proposta formal à empresa suíça Roche, que produz o remédio contra gripe, para a transferência de tecnologia para o País. Segundo Jarbas Barbosa, secretário de Vigilância do Ministério da Saúde, a direção da Roche no Brasil está em consultas com os executivos da Roche na Basiléia nesta semana sobre a situação do País. "Esperamos ter uma resposta da empresa na semana que vem para que possamos iniciar negociações", afirmou Barbosa.