Título: Fiocruz confirma que jornalista morreu de maculosa. Há 1 caso suspeito em SP
Autor: Clarissa Thomé
Fonte: O Estado de São Paulo, 08/11/2005, Vida&, p. A18

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) confirmou ontem o terceiro caso de febre maculosa no Rio. O jornalista Roberto Moura, que morreu no dia 26, foi contaminado pela bactéria Rickettsia rickettsii, causadora da doença. Moura esteve na Pousada Capim Limão, em Itaipava, que será liberada amanhã pela Vigilância Sanitária do Estado, depois de permanecer interditada por uma semana. Ontem, a Secretaria de Saúde decretou a trilha próxima à pousada zona endêmica de febre maculosa. Os exames de outros dois pacientes ainda internados - um professor de 62 anos e uma economista de 38 - tiveram resultado negativo. O Hospital São Lucas, onde o professor está internado, informou que foi enviada nova amostra de sangue para exame na Fiocruz. A presença de anticorpos não foi detectada na primeira amostra, mas pode aparecer no novo teste.

O professor está na UTI desde o dia 25, faz hemodiálise, mas já respira sem a ajuda de aparelhos. Já a economista, que está na Clínica São Vicente, apresentou melhora e deve ter alta até o fim da semana. Até agora, além de Moura, foram confirmadas as contaminações de uma turista baiana e do superintendente da Vigilância Sanitária do Rio, Fernando Villas Boas Filho, que morreu no dia 31.

Mulher de Roberto Moura, Tereza Cristina Eustáquio, de 49 anos, soube pela reportagem do Estado sobre o resultado dos exames. "Em nenhum momento fui procurada pelas autoridades de vigilância sanitária para receber informações ou para ser indagada sobre o meu estado de saúde. Estive na mesma pousada, percorri a mesma trilha e podia ter sido picada por carrapatos. Eles estão esperando que eu seja internada?", indagou.

Ontem, o secretário de Saúde, Gilson Cantarino, informou que placas alertarão para o risco de febre maculosa na trilha percorrida por Moura.

MORTE SUSPEITA EM SP

No Hospital do Jabaquara, em São Paulo, uma garota que apresentava sintomas de febre maculosa e leptospirose morreu no domingo de manhã. A informação foi divulgada pela Secretaria Municipal de Saúde. Amostras de sangue da vítima foram encaminhadas ao Instituto Adolpho Lutz. O resultado do exame só deve sair no fim da semana.