Título: Deputado está certo do abandono
Autor: Luciana Nunes Leal, Denise Madueno
Fonte: O Estado de São Paulo, 08/11/2005, Nacional, p. A7

Para Dirceu, governo não só deixa de ajudar como atrapalha

Quase cinco meses depois de deixar a Casa Civil, o deputado José Dirceu (PT-SP) está cada vez mais convencido de que não terá mesmo a solidariedade do governo no processo por quebra de decoro que deve resultar na cassação do seu mandato. Dirceu já reuniu vários exemplos dessa falta de apoio. Um que considera dos mais marcantes foi a sessão da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara que decidiu pela continuidade do processo. O governo tem ampla maioria na CCJ, mas isso de nada adiantou. O parecer do deputado Darci Coelho (PP-TO), que opinava pelo fim da ação, foi derrotado por 39 votos a 15. No relatório, Coelho considerava o processo extinto - visto que o PTB, o autor, o havia retirado.

"Eu não esperava que o governo fosse ajudar, porque o presidente tem muita coisa com que se preocupar. Mas não esperava que fosse atrapalhar", comentou Dirceu, logo depois da decisão da CCJ. Entre os aliados, votaram contra ele 17 deputados, tendo à frente o petista Antonio Carlos Biscaia (RJ), presidente da comissão.

Para piorar a situação, o presidente Lula disse ontem, no Roda Viva, da TV Cultura, que Dirceu será mesmo cassado, num processo de resultados políticos. Dirceu não quis comentar a constatação de Lula. Preferiu primeiro assistir à entrevista.

Outro fato que levou Dirceu a constatar que não terá nenhuma ajuda do Planalto foi a suposta tentativa de acordo do governo com o PSDB para controlar a crise. Pelo acordo, a cabeça de Dirceu seria entregue e o PT não insistiria em envolver com o esquema de Marcos Valério Fernandes de Souza o senador Eduardo Azeredo (MG), então presidente dos tucanos.

Segundo o entendimento de Dirceu, o acordo foi feito tendo como avalista do governo o senador Aloizio Mercadante (PT-SP). Acontece que nada deu certo, porque há cerca de 20 dias a revista IstoÉ revelou que em 2002 o empresário Marcos Valério pagou uma dívida de Eduardo Azeredo. "Fizeram um acordo e não falaram comigo", comentou Dirceu, com amigos. "Tive de trabalhar contra." Ficou no ar a suspeita de que foi ele quem vazou o documento contra Azeredo. Ele jura que não teve nada a ver com isso.