Título: Em seguida, Carvalho liga para explicar frase a Dirceu
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 08/11/2005, Nacional, p. A4

O presidente Lula mandou ontem um recado ao deputado José Dirceu (PT-SP), logo depois da entrevista ao programa Roda Viva: afirmou que acredita que seu ex-ministro da Casa Civil será cassado pela Câmara. O porta-voz de Lula foi seu chefe de gabinete, Gilberto Carvalho. No telefonema a Dirceu, Carvalho disse que Lula lhe pedia que assistisse a todo o Roda Viva, a ser exibido depois das 22h30, para constatar que o defendera na entrevista. A preocupação de Lula surgiu logo depois que a Agência Estado divulgou a previsão do presidente de que Dirceu seria cassado.

Segundo o recado transmitido por Carvalho, Lula defendeu Dirceu várias vezes. E disse que acredita na cassação do seu mandato porque há pressão muito forte da sociedade sobre a Câmara.

Ainda segundo o telefonema de Carvalho a Dirceu, o presidente estava preocupado com a forma como a notícia havia sido divulgada, porque poderia parecer que ele havia feito um raciocínio sem levar em consideração as circunstâncias políticas do processo contra o ex-ministro. Lula disse, por intermédio de Carvalho, que não tem como ignorar que a decisão da Câmara será política.

Dirceu havia tomado a decisão de não fazer nenhum comentário a respeito da declaração de Lula antes de ver o programa. Ele informou que não dá para responder a alguém que teve a conversa revelada por uma pessoa que o ouviu e transmitiu a informação a um terceiro.