Título: Réu mudou na CPI toda a versão que dera à Justiça
Autor: Fausto Macedo
Fonte: O Estado de São Paulo, 17/11/2005, Nacional, p. A9

Considerado réu testemunha no caso do seqüestro e assassinato do prefeito de Santo André Celso Daniel (PT), Elcyd Oliveira Brito, o John, deu à Justiça versão diferente ao depor à CPI dos Bingos, em São Paulo. Ao contrário do que dissera anteriormente, quando relatou que Sérgio Gomes da Silva, o Sombra, facilitou o seqüestro, John disse na comissão que o crime foi comum. Não mencionou o que falara anteriormente, que Sérgio Sombra telefonou quando estava de saída de um restaurante em companhia de Celso Daniel avisando que passaria pela Rua dos Três Tombos.

O Estado teve acesso ontem ao depoimento de John à Justiça. Lá, ele afirma que Sérgio Sombra foi responsável pelo planejamento do crime. "Ele (Sérgio Sombra) arrumou tudo. Aonde ia ser pego...e na hora da abordagem foi tudo planejado por ele. Ele até ajudou a retirar o prefeito de dentro do carro", disse John à Justiça.

Para os promotores do Ministério Público, o recuo de John é justificado pela situação pela qual passou ao depor à CPI na segunda-feira.

"O John estava visivelmente amedrontado", comentou o promotor Amaro Thomé Filho. "Todos (os sete presos que participaram do crime) ficaram juntos em uma cela e na presença de delegados (da polícia) que foram arrolados pelo Sérgio Sombra como testemunhas de defesa. É óbvio que essas não são circunstâncias boas para se fazer um depoimento", anotou o também promotor Roberto Wider Filho.