Título: ACM aconselha Palocci a deixar cargo antes de ir à CPI
Autor: Expedito Filho
Fonte: O Estado de São Paulo, 21/11/2005, Nacional, p. A5

SALVADOR - O senador Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA) aproveitará hoje um encontro com Antonio Palocci para aconselhar o ministro da Fazenda a pedir demissão antes mesmo de depor na CPI dos Bingos. Para ACM, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva está à frente de um "complô". "Quem quer derrubar o ministro são os petistas. Não há no mundo quem não pense que isso está sendo combinado com o próprio Lula", acusa. Para ACM, a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, só mantém as críticas à política econômica porque tem aval de Lula. "Vai chegar o momento, como disse o senador Jeferson Peres, em que ele vai ter de pedir o boné." A seguir, os principais trechos da entrevista:

O senhor acha que a CPI dos Bingos deve convocar já o ministro?

Acho que em princípio sim. Até porque o ministro pediu para ser convocado todas as vezes que fosse necessário. Como PFL e PSDB fizeram um acordo para discutir só os assuntos econômicos no depoimento do ministro no Senado, evidente que ficou aberta a oportunidade de chamá-lo à CPI.

O adversário maior de Palocci está fora ou dentro do governo?

Quem quer derrubar o ministro são os petistas. Dilma o agrediu uma vez e o fez novamente depois de ter estado com o presidente. Não há no mundo quem não pense que isso está sendo combinado com o próprio presidente Lula, até porque o presidente perderia toda a sua autoridade se permitisse que a chefe da Casa Civil atacasse o ministro da Fazenda da maneira que ela atacou. Há um complô e a oposição até agora tem sustentado o ministro. Mas vai chegar o momento, como disse o senador Jeferson Peres, que ele vai ter que pedir o boné.

O senhor acha que Lula estaria por trás desse complô ?

Eu não tenho menor dúvida de que nesse sistema deles nada se faz sem o presidente estar de acordo. Lula sempre oculta tudo que se faz e que acontece no País. Quando ele é pego no caso de gente que não pode ocultar, como no caso da Telemar com o filho dele, ele diz que é natural que o filho faça negócios. Terceiros não poderiam fazer jamais aquele negócio. Ele está apoiando tudo o que está acontecendo.

Diante das insistentes críticas de Dilma, com suposta anuência de Lula, Palocci deveria entregar o cargo?

Palocci está sendo acusado em coisas de Ribeirão Preto, portanto, um passado de mais de dez anos. Está sendo agora acusado para que a sua saída possa drenar dinheiro público para os cofres do PT sem nenhum acanhamento, porque até agora fizeram com acanhamento. Palocci declarou que só ficaria com a política rígida que está aí e a Dilma diz que essa política está inteiramente errada. Ela é uma chefe da Casa Civil que hoje tem mais contato com o presidente do que o próprio Palocci. Está caracterizado que o governo quer se ver livre do Palocci.

Por quê?

Para a campanha eleitoral. Para facilitar os negócio de pagamento de emendas, enfim, para abrir despudoradamente os cofres da Nação. A oposição vai denunciar o que está ocorrendo para que o povo se convença de que não é possível um governo desse tipo continuar. Não queremos a derrota de Lula por impeachment. Queremos a derrota nas urnas. Isso pode e deve ocorrer. Mas não se pode aceitar que o dinheiro público seja gasto dessa maneira.