Título: PF apreende bens da Avestruz Master
Autor: João Unes
Fonte: O Estado de São Paulo, 09/11/2005, Economia & Negócios, p. B9

Empresa comunicou ao Procon que só começa a pagar os clientes em 30 dias

A Polícia Federal (PF) apreendeu armas, munições, sete carros, um helicóptero e R$ 40 mil em dinheiro na casa de sete sócios da Avestruz Master, em Goiânia. As armas apreendidas - fuzis, carabinas, escopetas e pistolas, além de mais de 20 quilos de munição - são de uso exclusivo do Exército. A ação da PF, na manhã de ontem, cumpriu mandados de busca e apreensão emitidos pelo Ministério Público Federal, em 15 endereços diferentes, no escritório e nas casas de sócios da Avestruz Master. A operação foi simultânea, disse o delegado Valdson José Rabelo, que comandou os agentes. Três casas estavam vazias, entre elas a do sócio-fundador da empresa, Jerson Maciel, que teria viajado na quinta-feira, um dia antes do escândalo do fechamento da Avestruz Master vir à tona.

Foram apreendidos sete carros da família de Jerson, incluindo uma Ferrari avaliada em R$ 1 milhão e um Porsche. Os agentes apreenderam até uma máquina de contar dinheiro. Na casa de uma filha de Jerson, a PF apreendeu uma motocicleta Harley Davidson. Na sede da Avestruz Master, nada foi apreendido. O balanço completo será divulgado hoje, informou a Polícia Federal.

PAGAMENTOS

O filho do dono da Avestruz Master, Jerson Maciel Junior, comprometeu-se com o Procon estadual a iniciar os pagamentos a investidores em 30 dias, para a empresa ter tempo de planejar como serão feitos. Mas o próprio Maciel Junior informou, na segunda-feira, que os pagamentos seriam feitos hoje. "Amanhã, ao meio-dia, os clientes começarão a ser atendidos. Depois faremos um levantamento durante 30 dias e negociaremos com os investidores", explicou.

Ontem, o grupo divulgou nota informando que a desorganização financeira se deveu a dificuldades operacionais. "Entendemos que existem muitas dúvidas, mas pedimos a colaboração dos clientes, parceiros e da imprensa para que possamos concluir nosso trabalho de reestruturação e organização, e prestar esclarecimentos", diz a nota.

"Envidaremos todos os esforços no sentido de equacionar os problemas verificados nos últimos dias dentro do prazo acordado com o Ministério Público Federal (até esta sexta-feira). Assim, esperamos normalizar nossas atividades a partir de segunda-feira (dia 14), com o pleno atendimento de nossos muitos clientes e parceiros."