Título: Rica em petróleo, Venezuela quer produzir etanol
Autor: Renée Pereira
Fonte: O Estado de São Paulo, 09/11/2005, Economia & Negócios, p. B6

NOVO PRODUTO: A Venezuela, maior produtora de petróleo da América Latina, também está de olho no mercado de etanol. O país já aprovou lei que determina a mistura de 10% de álcool na gasolina. A medida já está sendo adotada na região oeste da Venezuela. Hoje o etanol usado é importado do Brasil, numa comercialização entre Petrobrás e PDVSA. A intenção, no entanto, é começar a produzir o combustível feito a partir da cana-de-açúcar na Venezuela, afirmou o gerente-geral de projetos de etanol da PDVSA, Egly Ramirez, que também participou do Seminário Proálcool - 30 anos depois, promovido pelo Grupo Estado. Vários profissionais da estatal venezuelana deverão fazer um tour pelo interior de São Paulo para conhecer o processo de plantação e produção do etanol, além da tecnologia aplicada no Brasil. A iniciativa do país vizinho atende exatamente aos objetivos dos produtores brasileiros, que querem expandir a produção do combustível no mundo.

Segundo o diretor da Petrobrás, Ildo Sauer, outros acordos semelhantes ao da Venezuela estão sendo negociados pela estatal brasileira. "Queremos ser uma grande comercializadora de etanol no mundo." Para isso, no entanto, é necessário derrubar barreiras tarifárias, argumentou Sauer.

Além da exportação do combustível, o Brasil também tem grande capacidade para explorar a venda de equipamentos e tecnologia nacional para a produção de álcool.