Título: Polícia fecha blogs que propagam o ódio
Autor: Reali Júnior
Fonte: O Estado de São Paulo, 09/11/2005, Internacional, p. A12

Na internet, jovens dizem que é preciso 'quebrar o branco' e aderir 'ao movimento'

Dezenas de jovens, muitos deles menores de idade, estão utilizando a internet para estimular os atos de violência e vandalismo que ocorrem todas as noites em subúrbios da capital francesa e de outras cidades do país. Três pessoas foram presas, acusadas de estimular a violência, e dois blogs, ligados ao sistema Skynet, foram fechados. Um deles, intitulado Nike France, lançava apelos freqüentes para se "quebrar o branco", uma espécie de grito de guerra para propagar os distúrbios pelo país.

Outro blog, igualmente fechado pelas forças de segurança, exortava os moradores das chamadas "cités" - os grandes edifícios onde a maioria desses garotos habita - a se mobilizar e aderir ao "grande movimento" de combate à grave crise social com violência e anarquia.

Dois dos envolvidos são menores. Um tem 16 anos e mora em Noisy (subúrbio parisiense); e o segundo, de 17, reside em Aulnay (também nos arredores da capital). Nessas duas das cidades concentra-se, segundo as autoridades policiais, um grande número de ativistas. Um terceiro blog, Nique lEtat, tem por autor um garoto de apenas 14 anos de idade. Ele transmitia mensagens favoráveis à destruição de veículos, escolas, ginásios e edifícios da administração pública. Trocava informações com grupos locais e também procurava contato com outros blogs da França e do exterior.

A polícia empenha-se a fundo a identificar as mensagens, muitas vezes escrita num gíria típica dos jovens dos subúrbios, por meio de seu serviço de informática. Os responsáveis estão sujeitos a até 5 anos de reclusão.