Título: PF recebe papéis sobre conta de Duda no exterior
Autor: Eugênia Lopes
Fonte: O Estado de São Paulo, 09/11/2005, Nacional, p. A10

O Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional (DRCI) entregou ontem à Polícia Federal e à Procuradoria da República, mas não à CPI dos Correios, cópias de 15 mil documentos bancários relativos à movimentação da conta Dusseldorf, por meio da qual o publicitário Duda Mendonça recebeu US$ 10,5 milhões do PT pelos trabalhos que alega ter realizado para a campanha de Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência, em 2002. Os papéis abarrotam 8 caixas de papelão e foram enviados ao Brasil pelo Departamento de Justiça dos EUA, que proibiu a distribuição ao Congresso sob alegação de que a CPI não tem "autoridade legítima" para ser destinatária do material que pode ser prova cabal do vínculo entre o empresário Marcos Valério de Souza e o caixa 2 do PT. O veto não tem caráter definitivo. "Estamos cobrando das autoridades americanas que autorizem compartilhar os dados com a CPI", informou Claudia Chagas, secretária nacional de Justiça.

Dezessete pessoas físicas e jurídicas abasteceram a Dusseldorf - doleiros e empresas de fachada que fizeram remessas. Jader Kalid, que se diz consultor financeiro, aparece na lista. Ele nega ter mandado recursos para a Dusseldorf. Valério foi procurado por Duda, que seguiu orientação de Delúbio Soares, então tesoureiro do PT. Ao publicitário, Valério recomendou que abrisse conta fora do País.

DEFESA

"Os papéis não preocupam Duda", disse o criminalista Tales Castelo Branco, defensor do marqueteiro. "Não são mais do que referência repetitiva do que ele disse à CPI, onde admitiu ter recebido pela Dusseldorf e que isso foi imposição de Valério."