Título: CPI recebe dados sigilosos do caso Santo André
Autor: Fausto Macedo
Fonte: O Estado de São Paulo, 09/11/2005, Nacional, p. A9

Histórico de ligações de 12 linhas enviado pelo MP reforça suspeitas sobre acusado de ser mandante

O Ministério Público de São Paulo enviou ontem à CPI dos Bingos cópia integral do processo sobre o seqüestro e assassinato do prefeito de Santo André Celso Daniel (PT), inclusive dados que estavam sendo mantidos sob sigilo, relativos ao histórico de ligações de 12 linhas telefônicas, móveis e fixas, usadas por 11pessoas que mantêm relacionamento com o empresário Sérgio Gomes da Silva, o Sérgio Sombra. Os promotores de Justiça que formam a força-tarefa para investigar o caso avaliam que as chamadas recebidas e feitas por essas pessoas reforçam as suspeitas sobre Gomes, a quem acusam de ter sido mandante do crime. Gomes nega envolvimento com a execução do prefeito e o suposto esquema de corrupção que teria sido montado na administração petista.

Na noite em que o prefeito foi capturado, em 18 de janeiro de 2002, Gomes acompanhava a vítima. Testemunhas ouvidas pelo MP afirmam ter visto Gomes ao celular, enquanto Daniel era arrancado de uma Pajero. Uma mulher, que tem sua identidade preservada por motivos de segurança, disse que a conduta de Gomes não era de uma vítima, mas de cúmplice da ação.

CATIVEIRO

A partir desses relatos, os promotores requisitaram a quebra do sigilo telefônico do empresário. Recentemente, pediram à Justiça "quebra adicional de sigilo", para terem acesso ao histórico das 12 linhas. Entre os titulares, estão o ex-secretário municipal de Governo e ex-vereador de Santo André Klinger Luiz de Oliveira Sousa, os empresários Ronan Maria Pinto e Osias Vaz, e o deputado estadual Donisete Braga (PT).

Os promotores constataram que Gomes ligou para o telefone de emergência da Polícia Militar minutos após um bando de homens armados levar Daniel. "Pedimos a quebra adicional do sigilo referente às pessoas com as quais Sérgio Gomes manteve contato nos dois dias que antecederam o crime e nos dois dias posteriores", disse o promotor Amaro Thomé Filho, da equipe encarregada do caso.

Depois de avisar a PM, Gomes telefonou para um policial civil de Santo André, Sebastião Ramos Pereira. O s promotores acentuaram à CPI dos Bingos a importância da descoberta sobre os contatos do empresário com Donisete Braga. Os promotores suspeitam que o parlamentar tenha ido à região de Embu ou Taboão da Serra, na Grande São Paulo, onde o prefeito teria sido mantido em cativeiro. O deputado nega.