Título: Mercadante faz apelo à oposição para preservar a economia
Autor: Cida Fontes
Fonte: O Estado de São Paulo, 09/11/2005, Nacional, p. A7

O líder do governo no Senado, Aloizio Mercadante (PT-SP), afirmou ontem, em defesa do ministro da Fazenda, Antonio Palocci, que as denúncias contra ele "são muitas vezes inaceitáveis", por se tratarem de acusações sem qualquer relação com sua gestão e seu desempenho no comando da política econômica do País. Ele fez um apelo para que a economia e a figura do ministro sejam preservadas. Fez questão de elogiar o comportamento de alguns parlamentares da oposição que adotaram cautela em discursos e declarações sobre o suposto envolvimento de Palocci em irregularidades.

Segundo ele, a oposição, muitas vezes, "de forma injustificada", faz acusações contra o governo, mas, em outras, tem atitudes responsáveis para proteger a economia do País.

Mercadante disse que Palocci nunca se esquivou de responder às acusações. "Mas o que tem sido posto na mesa são atos anteriores a sua gestão", disse. O líder governista pediu que os trabalhos das CPIs não paralisem a agenda do Congresso. Disse que o PT já está tomando providências para punir parlamentares e dirigentes envolvidos com os escândalos, enquanto as CPIs estão investigando "com rigor e com profundidade, as denúncias".