Título: Para oposição, presidente foi 'patético' e 'mentiroso'
Autor: Carlos Marchi
Fonte: O Estado de São Paulo, 09/11/2005, Nacional, p. A4

ACM, Arthur Virgílio, Agripino Maia, Peres e Heloísa Helena ironizam respostas de Lula no Roda Viva

A oposição reagiu ontem com críticas ácidas à entrevista do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao programa Roda Viva. "Patético", "mentiroso" e "medroso" foram alguns dos qualificativos usados pelos líderes dos partidos oposicionistas ao desempenho de Lula. "As respostas que vi foram a peça perfeita e acabada da insinceridade", disse o líder do PFL no Senado, José Agripino Maia (RN). "O presidente Lula desconhece a lei. Disse que a ameaça do PFL de pedir o impeachment é hilariante. Lula não sabe que um partido não pode pedir o impeachment do presidente." O líder da minoria no Senado, José Jorge (PFL-PE), disse que, se algo não for feito, nada vai mudar na eleição de 2006: "Pelo que disse o presidente, eles estão dispostos a repetir tudo o que fizeram. É preciso dar um basta no caixa 2." O senador Jefferson Peres (PDT-AM) acusou Lula de falta de transparência e disse que ele é "refém" do deputado José Dirceu (PT-SP) e do ex-tesoureiro petista Delúbio Soares porque fazia parte do "esquema". Peres afirmou que Lula "tem medo" de Delúbio e Dirceu. "Sabe lá o que eles poderiam revelar."

O líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio Neto (AM), considerou patética a entrevista. Afirmou que Lula "rebaixou a majestade presidencial, porque bateu boca com os entrevistadores e, para piorar, foi desmentido por eles".

Para ele, Lula "mentiu por várias vezes". Numa delas, quando falou do caixa 2 das campanhas. " Lula mentiu quando disse que nada sabia de caixa 2, porque ele havia admitido o caixa 2 na entrevista que deu na França (à jornalista Melissa Monteiro, em julho), considerando-o uma prática corriqueira."Afirmou ainda que Lula "tem medo da imprensa, porque seu temperamento não é democrático".

Para o senador Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA), Lula "é o autor de tudo o que há de ruim no País". Disse que ele recebeu no Planalto parlamentares que vão ser cassados; que com Dirceu usou um meio-termo, ora dizendo que ele não tem culpa, ora dizendo que será cassado. "Foi o beijo da morte que ele deu no velho amigo."

"O presidente Lula disse que não poderia ter pego US$ 3 milhões de Cuba porque Cuba é miserável. Mas não foi miserável ao dar os US$ 3 milhões", disse ACM. Para ele, não existe mais um "mar de lama", mas "um oceano de lama": "Esse é um governo cheio de ladrões". "Esse PT que fez tanto mal ao País vai desaparecer em 2007." Por fim, advertiu: "Ô presidente, tome juízo, respeite a Nação, respeite o povo brasileiro".

A presidente do PSOL, senadora Heloísa Helena (AL), preferiu comparar Lula a Dirceu. "A diferença é que o Dirceu olha para os seus olhos e diz que vai matá-lo. O presidente dá tapinhas nas costas, mas está destilando bílis."